Como disciplinar o seu filho: estabelecendo o castigo (por Cidinha Pascoaloto)

0
631

Como fazer do castigo uma ferramenta eficaz?

O castigo é um período durante o qual uma criança é retirada da situação incorreta. É a oportunidade de ele se acalmar, recompor-se e lembrar  que o se espera dele é um bom comportamento.

 Dependendo da idade da criança muitas vezes elas precisam de maneiras mais sofisticadas para aprenderem a se comportar bem. Durante o castigo a criança não poderá comunicar-se com os pais ou cuidador. Um castigo deve ser uma forma de isolamento.

Quando a criança está de castigo ela não pode participar das conversas e muito menos de brincadeiras. Estabeleça um padrão de castigos. Castigos curtos sem verbalizações e sem raiva.

 Avise que vai aplicar um castigo explique a ele o motivo e dê a ele dois avisos se o comportamento continuar não diga nada e coloque a criança na cadeira. E se você prometeu cumpra. Um castigo bem dado vale a pena e ajuda a corrigir a criança sem violência. Os castigos de longa duração de tempo não funcionam.

 Ache uma forma segura para aplicar o castigo. Coloque uma cadeira em uma área da casa que não tenha muito movimento e longe de quem está tomando conta, estar perto dela pode dar oportunidades para a criança verbalizar ou provocar. O quarto da criança não é um bom lugar pode ter distrações e o quarto é um lugar de descanso.

 Procure um lugar seguro onde a criança possa ficar sozinha sem nenhum risco. O castigo deve ter duração de minutos um minuto por ano de idade isso já é o suficiente para que seu filho tenha oportunidade de repensar e adquirir um comportamento tolerável. Mas seja firme na sua postura se a criança levantar coloca ela de volta na cadeira sem falar nada não ceda e reinicia o cronômetro.

Quando o tempo acabar você deve dizer-lhe o “tempo acabou” e dar um grande abraço e em seguida arrumar uma atividade para a criança. Esqueça o que aconteceu perdoe. Se o seu filho estiver exaltado ou doente dificilmente o castigo fará efeito sobre a criança.  Cuide do seu filho com amor não aplique castigos em excesso o resultado pode ser negativo.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade. Atendimento presencial e online, contato: +5518 99725-6418