O que é síndrome de Truman? (por Cidinha Pascoaloto)

0
1610

A Síndrome de Truman é uma condição clínica e rara que pode acometer pessoas comuns em que uma pessoa pensa estar mergulhada em um espetáculo e ela é um herói. Muitas vezes enxergam e ouvem coisas que as pessoas ao seu redor não percebem e vivem em uma realidade distorcida.

 O paciente acredita que sua vida é uma série de televisão pensa que está sendo vista por todos através de câmeras e que as pessoas a sua volta fazem parte de uma plateia e que existe um interesse público para sua vida. A pessoa pode até acreditar que é gravado 24 horas por dia. A origem exata da síndrome ainda não é compreendida, mas acredita-se que ela pode estar relacionada a doenças mentais como: Transtorno de ansiedade generalizada; Transtorno de personalidade; Esquizofrenia; Transtorno bipolar e Transtorno de Borderline. Essa condição pode ser um sintoma inicial de esquizofrenia, mas também pode acontecer no transtorno bipolar, principalmente em quadros que são acompanhados de sintomas psicóticos, como delírios e alucinações, além de poder estar associado a transtorno psicótico por abuso de substâncias, como cocaína e anfetamina.

O diagnóstico do transtorno deve ser feito por um médico psiquiatra. O tratamento pode incluir medicação, terapia cognitiva-comportamental e terapia ocupacional. Existem duas maneiras em que a síndrome pode se manifestar, tanto física como emocional de forma muito sutil ou intensa. O paciente pode apresentar irritabilidade, ficar tenso, ter dor no peito, ter falta de ar e insônia. Os delírios podem ser auditivos e visuais acompanhados crenças de possuir dons, habilidades excepcionais, riqueza ou muita fama. Existem alguns fatores de risco para se desenvolver a síndrome de Truman como pré-disposição genética e transtornos psiquiátricos. Se o indivíduo viveu situações de abuso e descuidos na infância, também podem influenciar para o desenvolvimento da síndrome. O suporte emocional dos familiares e amigos podem desempenhar um papel significativo na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418