EXTRA: Viva o Instituto Butantan!!! (por Vladimir de Mattos)

0
672

EXTRA: VIVA O INSTITUTO BUTANTAN!

Na manhã de hoje, 26/03/21, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou a criação da primeira vacina totalmente nacional contra a Covid-19, a BUTANVAC.

Desenvolvida a partir de ovos embrionários, a exemplo das vacinas contra o vírus da gripe (Influenza), a BUTANVAC se diferencia por ser uma vacina de produção muito mais barata que as atualmente produzidas no mundo, o que a torna uma espécie de vacina “2.0”, popular”.

Além disso, a dosagem da BUTANVAC é menor que a das vacinas atualmente disponibilizadas no mercado, o que, por óbvio, aumenta o número de doses e, consequentemente, de pessoas vacinadas (quanto menor a dosagem, maior a quantidade de doses com a mesma quantidade de insumos).

A BUTANVAC também promete uma resposta imunológica mais ampla que as vacinas criadas até agora.

E o melhor: a nova vacina é TOTALMENTE brasileira e não depende da importação de insumos!!!

Segundo João Dória, a BUTANVAC já foi testada, com sucesso, no Brasil e na Índia (maior produtora mundial de vacinas), faltando apenas o início dos testes em humanos.

Também segundo o governador de SP, caso a Anvisa do governo Bolsonaro dê o aval para o início dos testes clínicos em humanos, já em julho próximo o Butantan poderia disponibilizar nada menos que 40 milhões de doses da vacina para a imunização nacional.

O plano do Instituto Butantan, após a imunização de todos os brasileiros, seria disponibilizar a BUTANVAC para os países mais pobres do mundo, aonde as atuais vacinas, bem mais caras, não chegariam ou demorariam a chegar, vitimando milhões de vidas.

Em resumo, se o governo federal não tentar atrapalhar novamente, podemos estar diante do maior, mais eficaz e mais inovador trabalho científico do mundo de combate à pandemia que nos assola, pois, como é cediço, apenas a vacinação de toda a população mundial é a garantia para a volta à normalidade.

Finalmente, vale frisar que a nova vacina será feita em uma nova fábrica do Instituto Butantan, um projeto de R$ 170 milhões doados por 35 empresas, o que demonstra que ainda há empresários conscientes no Brasil e, principalmente, no Estado de São Paulo, e não apenas aqueles que criticam o governo estadual por puro prazer ou ranço político-ideológico.

Torçamos e vibremos, portanto, para que a BUTANVAC seja aprovada com urgência pela Anvisa e se espalhe pelo Brasil e pelo mundo, salvando vidas e evitando as dolorosas lágrimas oriundas das perdas humanas.

Viva o Instituto Butantan!!!

Viva a ciência brasileira!!!

Viva o Governo de SP!!!

vladimirdemattos@hotmail.com