Gestão em Comunicação Organizacional – Parte 1.

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GESTÃO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – Parte 1.

“Para que todos os colaboradores estejam cientes das diretrizes da empresa, falando a mesma linguagem, com foco na comunicação do que a empresa faz, dos diferenciais dos produtos/serviços perante o mercado, planejaremos a comunicação interna e treinamentos correspondentes.” (Zuleica Klauck)

Sérgio Barbosa (*)

Após a década de setenta do século XX iniciou-se um processo sem precedentes de difusão da comunicação em escala global. Novas maneiras de pensar e convívio despontam no mundo das telecomunicações e informática, a Internet torna-se, parafraseando Castells (2005), o tecido de nossas vidas.

Briggs & Burke (2002) em sua obra “Uma História Social da Mídia – De Gutemberg a Internet[1]” dimensiona os impactos que os computadores tiveram na vida das pessoas a partir dos anos setenta, quando deixaram de serem simples máquinas de calcular, para fazer todos os tipos de serviços.

Vivemos na era da convergência da comunicação por meio das Organizações, conceito que para Dizard Jr. (2000) é a condição de um estado unido de mídia no qual todas as formas e instrumentos dos meios de comunicação se reúnem por efeitos dos computadores e da digitalização, “o elemento comum é a computadorização, uma tecnologia que vem apagando todas as antigas diferenças que separam os serviços da mídia do passado” [2].

Os impactos e consequências provocados pela convergência da mídia revolucionaram as dimensões da vida social contemporânea, o mercado, a educação, as relações sociais, o jornalismo, a publicidade, as esferas institucionais e a cultura de um modo geral.

Aliás, como o processo de convergência continua acontecendo, não sabemos avaliar ao certo seus impactos presentes e futuros, o que gera uma incerteza quanto a projeções da caracterização da mídia ainda para este milênio.

[1] BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia – De Gutemberg à

  Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

[1] DIZARD JR., W. A Nova Mídia – Comunicação de Massa na Era da Informação. RJ:

  Jorge Zahar, 2000, p.6.

A convergência inaugurou relações específicas das novas mídias, distanciando bastante dos meios de comunicação tradicionais.

Acerca desta questão, Pinho (2003[3] e 2004[4]) aponta as principais transformações ocorridas nos jornais e na comunicação mercadológica.

As vantagens da Internet em relação às velhas mídias são diversas, menor custo de produção e veiculação, pessoalidade e interatividade com o consumidor no caso da publicidade – e do leitor, do jornalismo – acessibilidade, flexibilidade e dirigibilidade são algumas vantagens que podem ser citadas como produto da convergência da mídia.

As mudanças dos padrões da mídia como resultado da convergência de forças tecnológicas operaram a modificação da informação num cenário pós-industrial.

Os impactos dessa transformação da comunicação organizacional dissiparam-se em uma multiplicidade de campos, a saber: política, economia, sociedade, educação, saúde e outras.

No sentido mais geral, pode-se afirmar que a época atual encontra-se comandada pela tecnologia organizacional/corporativa por meio do sistema computacional que atua como um agente codificador da comunicação organizacional.

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(*) Jornalista Diplomado, professor universitário e Consultor na Área da Comunicação Organizacional. Desenvolveu atividades acadêmicas como Pesquisador-colaborador da Cátedra UNESCO/METODISTA de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (1998-2018).

[1] BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia – De Gutemberg à

  Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

[2] DIZARD JR., W. A Nova Mídia – Comunicação de Massa na Era da Informação. RJ:

  Jorge Zahar, 2000, p.6.

[3] PINHO, J. B. Jornalismo na Internet – Planejamento da Informação On-Line. 2 ed. São Paulo:   Summus, 2003.

[4] PIINHO, J. B. Comunicação em Marketing: Princípios da Comunicação Mercadológica. 7

  1. Campinas: Papirus, 2004.