Você já ouviu falar de comportamento passivo-agressivo? (por Cidinha Pascoaloto)

0
661

Esse comportamento acontece quando o indivíduo expressa indiretamente os seus sentimentos negativos em vez de falar abertamente o que sente. E acontece uma desconexão entre o que ele diz e o que ele realmente gostaria de dizer, tornado assim a convivência cansativa. Um indivíduo passivo-agressivo diz sempre que está tudo bem mesmo estando enraivecido e furioso. Eles se recusam a expressar sentimentos negativos, ressentimentos e agressões.

Esse tipo de comportamento pode causar danos graves no relacionamento interpessoal e no trabalho. O comportamento passivo-agressivo pode ser resultado de várias condições de saúde mental, mas não é considerada uma doença. É apenas um comportamento com falha na comunicação. Esse comportamento pode ser modificado quando o indivíduo passa por treinamentos de habilidades sociais. Como reconhecer um indivíduo com esse comportamento? Ele costuma ter diversos níveis de delicadeza portanto é muito difícil de identificá-lo.

Vamos ver algumas características que poderão ajudar na identificação. Você pode observar se a pessoa te mau humor contínuo, ou demonstra descontentamento como suspiros e vive com cara de mau humor, está com raiva e diz que está tudo bem, tem resistência em concluir tarefas.  Bate portas e faz barulhos propositalmente. Muitas vezes se afasta de pessoas queridas sem dar explicação e se questionado, nega que está se distanciando. Não consegue reconhecer essa dificuldade e por isso fica difícil mudar para melhor.

Para saber se você é um agressivo-passivo comece a observar seu comportamento. Será que quando você está feliz com a presença de outra pessoa você fica de mau humor? Você costuma evitar a pessoa que te deixaram chateada? E quando você está com raiva de alguém você deixa de falar com ela? Tem costume de punir alguém com algum comportamento?

Você às vezes usa de brincadeiras para evitar conversas sérias e necessárias? Se você se identificou com algumas dessas características tente expressar melhor suas emoções de forma suave ao invés de irritar os outros.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental (TCC)Atendimento on-line, contato: (18) 99725-6418