Viradouro vira no fim e é campeã do carnaval do Rio

0
1261

Viradouro junta Rio com Bahia, faz samba com afoxé e leva ‘sereia’ para mergulhar na Sapucaí

Ode à cultura popular baiana e poder feminino marcaram o desfile neste domingo (23). Escola contou história de grupo ex-escravas de Salvador que foram em busca da alforria.

A Unidos do Viradouro levou a Bahia para a Sapucaí e fez um desfile que exaltou as mulheres negras de Salvador neste domingo (23). A escola foi a segunda a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial do carnaval carioca.

O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

  • O samba tinha influência de afoxé, ritmo baiano, nos batuques e na melodia.
  • Na comissão de frente, a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado Anna Giulia, vestida de sereia, dava mergulhos de até um minuto em um aquário com 7 mil litros de água mineral, representando a Lagoa do Abaeté.
  • Teve até cocada para o público. Os doces foram distribuídos ao lado das baianas, que representaram as quituteiras. As saias eram bordadas com figuras de abará, tapioca e acarajé.

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Viradouro

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2020/noticia/2020/02/23/viradouro-junta-rio-com-bahia-faz-samba-com-afoxe-e-leva-sereia-para-mergulhar-na-sapucai.ghtml