Vendaval derruba cobertura do Terminal Urbano da zona oeste de Presidente Prudente

0
1256

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a constatar rajadas de vento de até 79,2km/h na tarde desta segunda-feira (28) na cidade.

O vendaval que atingiu Presidente Prudente na tarde desta segunda-feira (28) causou a queda da cobertura do Terminal Urbano localizado na zona oeste da cidade.

A Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos já comunicou a empresa responsável pela obra do terminal, que até a próxima segunda-feira (4) estará em Presidente Prudente para avaliar os danos e iniciar os reparos em toda a cobertura.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido em decorrência do desabamento.

Localizado na Rodovia Arthur Boigues Filho, a chamada Estrada da Amizade, na altura do Residencial Carandá, o Terminal Urbano da zona oeste foi inaugurado pela Prefeitura em dezembro de 2016, ao custo aproximado de R$ 800 mil.

No entanto, a obra só entrou em operação em abril de 2019, com apenas uma linha de ônibus do transporte coletivo urbano em circulação, a 124, entre o Residencial Maré Mansa e o Jardim Itatiaia e vice-versa.

estrutura integrou o pacote de obras de mobilidade, que recebeu verba federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2, o PAC 2. Na ocasião, a Prefeitura anunciou o valor de R$ 35 milhões de investimentos no município.

Em um intervalo de aproximadamente 50 minutos, o Corpo de Bombeiros recebeu 20 chamados de ocorrências relacionadas a quedas de árvores em Presidente Prudente motivadas pelo vendaval.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a constatar rajadas de vento de até 79,2km/h na tarde desta segunda-feira (28) em Presidente Prudente.

Na calçada

A Prefeitura informou que está mobilizando equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semea) e de Mobilidade Urbano e Cooperação em Segurança Pública (Semob), da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) e do Corpo de Bombeiros para auxiliar no atendimento às ocorrências registradas pelo forte vendaval que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira (28).

“Até as 17h40, os bombeiros haviam recebido 35 solicitações de quedas de árvores na cidade, mas a estimativa da Semea é de que haja pelo menos 60 ocorrências para serem atendidas”, salientou o Poder Executivo.

“Neste momento, as equipes atuam na sinalização de vias interditadas e no corte dos galhos que estejam interrompendo o tráfego de veículos, com auxílio de motosserras e outros equipamentos. Por conta do alto número de pedidos, os trabalhos se concentrarão, num primeiro momento, em vias de grande fluxo de veículos e linhas de transporte coletivo. Os galhos serão acomodados emergencialmente nas calçadas e recolhidos nesta terça-feira (29), para otimizar os trabalhos”, explicou a Prefeitura.

Novos registros de quedas de árvores devem ser comunicados diretamente ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Sobre o Terminal Urbano da zona oeste, na Rodovia Arthur Boigues Filho, a Prefeitura pontuou que a cobertura “foi arrancada com a força dos ventos”.

Energisa

Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que o forte temporal, acompanhado de raios e ventos provocou o lançamento de galhos objetos contra a rede elétrica, ocasionando o rompimento de cabos de energia nas cidades de Presidente Prudente, Santo AnastácioLucéliaOsvaldo Cruz e Rancharia, na tarde desta segunda-feira, por volta das 17h.

“A distribuidora acionou o seu plano de contingência, e triplicou o número de equipes próprias e terceirizadas em campo e está atuando em diversos pontos dos municípios para regularizar o abastecimento”, explicou a concessionária.

A empresa orienta aos clientes que encontrarem fios caídos, que mantenham distância e avisem imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 7010 326 (ligação gratuita).

Além do contato via 0800, os clientes também podem acionar a distribuidora pelo aplicativo Energisa On, rede social ou pelo site.

“Em caso de falta de energia, o contato pode ser realizado pelos mesmos canais citados”, finalizou a Energisa em nota.

Vendaval derrubou alambrado na Avenida JK, próximo ao Jardim Iguaçu, em Presidente Prudente — Foto: Paulo Taroco

Fonte: G1