O vazio existencial é uma experiência comum a muitos seres humanos. É uma sensação dolorosa de que o sentido da vida desapareceu e só há sofrimentos e a sensação de desconexão com o mundo exterior.
Sinto que a vida não tem mais sentido, vivo por viver, isso é o que chamamos de vazio existencial. Em geral o vazio existencial é pontual e passa após algum tempo e a tristeza também passa.
Isso pode acontecer com pessoas que pensam muito na morte ou na falta de liberdade e satisfações imediatas que a sociedade alimenta e essas pessoas não conseguem se livrar desse vazio existencial.
O indivíduo com vazio existencial sente que nada o satisfaz e nada o preenche e a pessoa fica aprisionada em um estado psicológico de muito sofrimento e de pensamentos autodestrutivos e esquece de seus valores individuais e de suas experiências de vida.
Tudo isso leva a um profundo estado de frustração existencial que esvazia a pessoa por dentro. É como se em seu interior houvesse um deserto, e que toda a capacidade de se conectar e sentir os outros é perdida. A incapacidade de encontrar sentido na vida faz com que ela se perda na confusão de sua existência.
O vazio existencial pode ser a raiz de muitos transtornos mentais, comportamentos agressivos, descontrole dos impulsos e de incapacidade.
Alguns sintomas estão relacionados com o comportamento de enxergar apenas o lado negativo da vida, desmotivação, não comemorar conquistas, se senti sempre sozinho mesmo estando com pessoas a seu lado.
As causas podem ser que um indivíduo apesar de ser bem-sucedido em todas as áreas da vida ainda sente a falta de algo, mas não consegue identificar o que realmente seria. Isso pode acontecer principalmente se a pessoa leva uma vida indesejadas todas as esferas da vida. Para lidar bem com o vazio existencial faça terapias e cerque-se de pessoas positivas.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418