VACINA FORA DO PRAZO DE VALIDADE: Secretaria de Estado de Saúde recomenda que sejam Revacinadas as 80 Pessoas

0
700

A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena informa que neste sábado, feriado nacional, o serviço será oferecido a esse público na Policlínica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena informa que neste sábado, 1° de maio, feriado nacional, serão imunizadas as 80 pessoas que receberam a dose da vacina covid 19 fora do prazo de validade. As doses tratam-se do lote 4120Z001 do fabricante Oxford/AstraZeneca e foram aplicadas entre os dias 14 e 15 deste mês.

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar essas 80 pessoas com a vacina do mesmo fabricante.

O prefeito André Lemos assim como tomou conhecido do caso informou a população e a imprensa sobre o ocorrido. O site Metrópoles informou no sábado, 24, que até 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde.

A recomendação de serem vacinadas essas 80 pessoas é uma recomendação técnica da Secretaria da Saúde – Governo do Estado de São Paulo que enviou informação ao município.

SERVIÇO

Neste sábado 8h às 12h, na Policlínica (Bairro São Cristóvão). Levar documento com foto. Apenas para as 80 pessoas que receberam a vacina que corresponde ao lote 4120Z001 do fabricante Oxford/AstraZeneca.

CONFIRA NA ÍNTEGRA INFORMAÇÃO ENVIADA PELO ESTADO À SECRETARIA DE SAÚDE DRACENENSE 

Conforme o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação:

“Vacinas fora do prazo de validade: todas as vacinas têm um prazo determinado pelo fabricante. É improvável que a vacina deixe de vigorar no dia do vencimento; todavia, existe a possibilidade de degradação da vacina ao longo do tempo e a consequente diminuição da sua potência. Por esse motivo, quando uma vacina é administrada fora de seu prazo de validade, a revacinação deve ser considerada seguindo as recomendações contidas no cronograma de revacinação”.

Assim sendo, as doses das vacinas vencidas usadas em Dracena deverão ser consideradas inválidas.  

Portanto, recomendo:  

 1) Notificar todos os casos de erro de vacinação no Vacivida/módulo EAPV e encaminhar os códigos para encerramento;  

2) Refazer as doses com o mesmo imunobiológico envolvido nos erros. Por se tratar de uma vacina de vírus não replicante, os pacientes podem ser vacinados sem intervalo mínimo a partir do erro. Para aqueles que tiveram evento adverso sistêmico leve após a dose vencida, vale lembrar que o risco de evento adverso após uma segunda dose é menor;  

3) Adequar as condutas dentro das salas de vacina do município em questão, promovendo treinamentos e criação de procedimentos operacionais padrões em imunização (ver documento Técnico da Campanha – https://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/areas-de-vigilancia/imunizacao/sala-de-capacitacao-campanha-de-vacinacao-covid-19/documento-tecnico). A data de validade e a temperatura de conservação devem ser sempre verificadas antes de se usar o frasco de uma vacina. Além disso, no ato da administração da dose é importante verificar o volume aspirado para que o mesmo atenda o preconizado por cada fabricante. 

Eder Gatti

Médico I

Divisão de Imunização/CVE/CCD/SES-SP”

Fonte: Diretoria de Comunicação