Uso de substâncias e saúde mental do adolescente (por Cidinha Pascoaloto)

0
571

 O consumo de álcool e cigarro, produtos de vaporização (narguilé) e maconha.  São as substâncias mais comuns usada por adolescentes. O uso experimental ou ocasional de substâncias é arriscado e não deve ser visto de forma comun, ignorado ou permitido por adultos.

 O uso de drogas pode colocar o adolescente sob risco de apresentar problemas de curto prazo como, por exemplo: se envolver em acidentes, brigas, atividade sexual indesejada e outras situações lamentáveis.

O uso de substâncias também interfere no desenvolvimento do cérebro do adolescente que ainda não está pronto. Com o uso frequente os prejuízos podem ser de longo prazo e o risco de desenvolver transtornos mentais como esquizofrenia, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de personalidade borderline entre outros.

Alguns fatores de risco para estimular o uso do tabagismo no adolescente são: ter pais, colegas e ídolos fumantes.

O consumo de álcool é considerado uma porta de entrada dos jovens para o uso de drogas. Geralmente o uso é diretamente da garrafa ou de drink.

Os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos adolescentes, o uso de substâncias provoca mudanças nos comportamentos como, depressão, alteração de humor, mudanças de atitudes, irritabilidade e agressividade.

 Os pais também devem se preocupar com o possível uso de drogas ou substâncias. Fiquem atentos se encontrarem drogas ou acessórios para drogas (como vaporizadores, cachimbos, seringas e balanças) no quarto ou no material escolar de seu filho(a). Não brigue.

Espere um pouco respire e conte até 10, assim você vai ter um controle emocional. Depois faça um diálogo e procure ajuda.

Conhecer os sinais é muito importante e pode ajudar os pais e cuidadores a determinar se seu filho ou a filha deve ser orientado por um profissional de saúde.

O uso de substâncias diminui a capacidade para solucionar problemas e diminui a autoestima.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418