TUDO ACABA EM OBRA
Sim, tudo acaba em obra. Basta andar pelas ruas da cidade onde vemos construções e reformas.
A pandemia teve impacto direto na economia, devido alta taxa de desemprego, o fechamento do comercio e outras atividades. Por outro lado, o mercado da construção civil teve uma grande ascensão, por conta do isolamento social, as pessoas começaram a pensar em bem estar, saúde e atender suas necessidades, onde podemos observar a alta em reformas residenciais que foram desde uma simples pintura e troca de mobília até ampliações do ambiente, troca de revestimentos uma reforma em geral.
Com o aumento das empresas que suspenderam o atendimento nos pontos físicos, adotando o home office, muitas casas viram escritório sendo assim o motivo para pequenas reformas. Além das empresas que se reestruturaram para atender as normas de funcionamento durante a pandemia.
O setor de construção civil está superando as expectativas, segundo uma pesquisa recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil está projetando um crescimento de 4% até o final de 2021, o maior crescimento desde 2013. (RUSSEL).
Sendo assim, tudo acaba em obra, mais antes de qualquer coisa, é necessário planejamento. Sejam as construções ou reformas, é fundamental planejar, ter um projeto elaborado por um profissional habilitado, alvará de construção liberado pela Prefeitura Municipal, contratação de mão de obra qualificada.
Qual o papel do engenheiro (a) em uma obra? Eles são os responsáveis pelos projetos que envolvem a construção, que variam de acordo com a demanda de cada obra, sendo os projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, arquitetônico. Responsáveis pelo o orçamentos, contabilizando o tempo de execução e o investimento financeiro e a compatibilização de projetos.
Na compatibilização, ao sobrepor todos os projetos com precisão é possível identificar e corrigir problemas na fase de projeto, pois o custo de errar é muito menor. Como resultado, pode-se obter uma economia de 5% a 8% nos custos da construção. (AMBAR, 2019)
Durante a execução da obra, o engenheiro (a) é de extrema importância na fiscalização, conferindo se a execução está conforme o projetado, conferindo a qualidade dos matérias e instalações, garantindo a qualidade e a segurança para o cliente.
Todos os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades e budget (capital financeiro) do cliente, portanto cada projeto é único e com personalidade. Afinal projeto vira obra construída e obra se transforma em uso, conforto, bem estar e segurança. Tudo acaba em obra e obra são para pessoas.
REFERENCIAS
Compatibilização de projetos é essencial para o sucesso da obra. Ambar Tech, 09 de set. de 2019. Disponível em: < https://ambar.tech/2019/09/09/compatibilizacao-de-projetos-e-essencial-para-o-sucesso-da-obra >. Acesso em: 09 de nov. de 2021.
Tendências e projeções para a construção civil em 2022. Russel Serviços. Disponível em:<https://russelservicos.com.br/blog/tendencias-e-projecoes-para-construcao-civil-em-2022/
Mariana Pereira da Silva
Engenheira Civil – CREA SP 5070437671
Contato: (18) 998261059