O transtorno afetivo, é uma doença que afeta as funções mentais e pode fazer com que o paciente não consiga diferenciar a realidade das fantasias. É caracterizada por oscilações extremas e imprevisíveis no humor.
O transtorno afetivo afeta igualmente homens e mulheres entre 20 e 40, mas também pode acontecer em mais jovens.
As causas ainda não são totalmente compreendidas. No entanto, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, químicos e ambientais desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.
Os sintomas podem não ser percebidos no estágio inicial, como mudanças de humor, confusão mental e dificuldade em lembrar algo.
O transtorno afetivo é caracterizado por episódios de mania e depressão, que podem variar em intensidade e duração. O transtorno afetivo pode surgir com o abuso de drogas, álcool, lesão cerebral, tumores no cérebro ou estresse muito elevado. Mas a psicose afetiva pode ocorrer independentemente de fatores externos. sintomas podem variar entre os episódios de mania e depressão. Durante as crises de mania, os indivíduos podem experimentar um aumento acentuado na energia, irritabilidade, euforia, hiperatividade, pensamentos acelerados e um senso grandioso de si mesmos. Se a crise for depressiva o paciente pode também sentir tristeza profunda, perda de interesse nas atividades cotidianas, fadiga, alterações no apetite, dificuldade de concentração, sentimento de culpa e até mesmo ideação suicida. os sintomas variam de pessoa para pessoa, e mudam com o tempo.
O tratamento requer acompanhamento médico, terapias comportamentais e mudanças no estilo de vida. Em alguns casos é preciso de internação.
Se não tratado o problema pode se agravar e o paciente pode ter pensamentos suicidas. A psicose Afetiva pode ser controlada e a pessoa pode levar uma vida estável. É uma condição psiquiátrica e requer tratamento contínuo e pode durar uma vida toda. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418