*CLAUDIVAL CLEMENTE
A reunião começou, o gestor apresentou um problema de relevância e faz-se necessário que a solução seja encontrada, de preferência dentro de um curto espaço de tempo.
Os participantes são convidados a refletir sobre a situação apresentada, sendo que todos os participantes devem dar uma ideia e uma das pessoas presentes irá anotar todas as propostas.
Todas as ideias são aceitas e nenhuma crítica antecipada pode ser feita. Todos têm a oportunidade de falar e apresentar alguma proposta para solução do problema.
Esta dinâmica se chamabrainstorming , cuja tradução literal do inglês é “tempestade de ideias.” Esta técnica foi criada pelo publicitário Alex Osborn, usada para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, especialmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupos e publicidade e propaganda.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade – todos devem ter chance de expor as suas ideias.
Na atualidade esta atividade está bem difundida e é utilizada por vários seguimentos profissionais, incluindo a engenharia de sistemas.
Além disso, é uma atividade que traz imensos resultados para a equipe. A interatividade provocada com esta atividade, permite aos participantes ter ideias originais que provavelmente não teriam sem participar desta sessão. Também os colaboradores se sentem mais valorizados, pois podem falar as suas ideias e os problemas são resolvidos com a ajuda de todos, criando um ambiente de equipe; ajuda a melhorar a comunicação, a comunicação e a confiança.
Brainstorming é uma atividade excepcional e certamente as vantagens para a organização serão exponenciais.
Envie suas dúvidas, críticas ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.
*Bacharel em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro da Universidade Estadual Norte Pioneiro, em Jacarezinho-PR e Bacharel em Administração de Empresas pela FIO, em Ourinhos. Atuou vários anos em escritórios de advocacia. Sócio sênior da BCRC CONSULTORIA