Tanatofobia: Medo da Morte e Como Tratar (por Cidinha Pascoaloto)

0
513

A tanatofobia é uma doença psicológica e está relacionada com o medo extremo da morte. Na nossa cultura pouco se fala sobre ela. Sentir medo da morte faz parte da vida pois quando nascemos já estamos ligados indiscutivelmente a ela.

A tanatofobia é uma doença psicológica que provoca medo patológico. Por ser um distúrbio pode atrapalhar o dia a dia da pessoa. Quando pensamos na morte podemos ter até alguns sintomas físicos e evitamos falar desse assunto, mas o indivíduo com esse tipo de fobia pode desenvolver quadros depressivos e outras complicações emocionais. Podem ter pensamentos obsessivos com a morte e muitas vezes medo de perder um ente querido. Por isso devem ser tratados adequadamente.

Para quem tem tanatofobia entrar em contato com qualquer situação relacionada à morte, como ir a um velório, passar em frente a um cemitério ou imaginar o que acontecerá com seu corpo após a morte, causa muita ansiedade.

Mesmo tendo toda a certeza de que todos morrerão poucas pessoas falam sobre isso pois a palavra morte é desagradável.

Como se desenvolve a tanatofobia? Pode ser por experiências da vida principalmente na infância quando envolve perda de pais muito cedo.

Outros fatores que podem ser gatilhos para desenvolver a tanatofobia são: traumas físicos, abusos sexuais, síndrome do pânico, ansiedade, crises depressivas, entre outras.

 A sensação é muito parecida com outros transtornos como a síndrome do pânico. Os sintomas físicos como boca seca, tonturas, suor excessivo palpitações, dores de estomago, náusea, dormência e formigamento estão relacionados aos sintomas da doença.

O diagnóstico é clínico, o tratamento pode ser medicamentoso e o paciente deve fazer terapia para falar dos seus medos em um espaço reservado. A terapia pode ajudar a refletir e lidar melhor com a morte.

Assim como outras fobias a tanatofobia é recuperável. Portanto o paciente pode fazer algumas atividades como escrever sobre seus medos, cultivar pensamentos positivos, conversar com seus familiares e amigos sobre seus medos. O pior medo é exatamente aquele que a gente imagina.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia Cognitivo Comportamental pessoas enlutadas, depressão e ansiedade (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-6418