Sinto muito, não aceito Cartão…mas pode pagar com seu sorriso

0
758

SINTO MUITO, NÃO ACEITO CARTÃO…MAS PODE PAGAR  COM SEU SORISSO.

*CLAUDIVAL CLEMENTE

*CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

A indústria do cinema sempre explorou o cenário de um mundo em que uma máquina ou várias máquinas assumem o controle do mundo, dominando os seres humanos por completo, superando-os em força e especialmente em inteligência.

Mas este quadro é totalmente ilusório, pois os especialistas em Inteligência Artificial não admitem a menor possibilidade da máquina superar ou dominar o ser humano.

Na realidade as inteligências artificiais foram criadas e estão sendo ampliadas para auxiliar o trabalho do ser humano, realizando tarefas perigosas, difíceis ou complexas.

O trabalho da inteligência artificial é utilizado por várias empresas e os cientistas têm desenvolvido muitas técnicas para ampliar a capacidade das máquinas serem bem utilizadas pelos seres humanos.

As inteligências artificiais no controle das máquinas não têm o objetivo de substituir o ser humano, mas permitir que a humanidade possa desenvolver outras habilidades e tais habilidades possam tornar a vida menos penosa, ou, por outro lado, permitir que alguns métodos de trabalho sejam otimizados.

Vários setores foram invadidos pela inteligência artificial, porém o mais marcante é o setor financeiro, com a expansão dos caixas eletrônicos, a facilitação de pagamentos realizados pelo celular ou computador, com a implantação da identificação biométrica, dispensando o uso de senhas.

Em países mais evoluídos tecnologicamente, em alguns ambientes, o cartão de débito ou mesmo o celular foi substituído pela leitura do rosto do comprador, que é registrado em câmeras e o valor das compras é debitado diretamente na conta bancária.

Porém, o mais moderno sistema de pagamentos que existe é o chamado “smiletopay”, ou seja, “sorria para pagar”… a câmera reconhece não somente o rosto do comprador, como também o seu sorriso, que evidentemente, são características individuais do ser humano.

Portanto, em um futuro não muito distante, bastará apenas um sorriso para pagar uma compra, desde que, é claro, tenha saldo na conta bancária….

Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. Sócio sênior da BCRC Consultoria.

** Revisão e colaboração  – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.