A Síndrome de Tarzan se refere ao personagem Tarzan que para se deslocar pela selva, passa de um cipó para o outro sem soltar as mãos. Isso acontece com as pessoas que passam de um relacionamento anterior para outro sem encerrar o ciclo emocional e chegar à cura.
Mas, o que causa a síndrome de Tarzan? Ela pode ser causada pelo medo da solidão, abandono e a incapacidade de lidar com o vazio emocional. A síndrome de Tarzan vem afetando casais de todas as idades. Ela consiste em pular de relacionamento para relacionamento, sem dar um tempo para pensar e escolher. Esses rompimentos de vínculos podem produzir comportamentos agressivos ou perseguição a outra pessoa se o processo de encerramento da relação não for vivenciado.
As questões pendentes prendem a pessoa no passado por dificuldade em encerrar o ciclo de dependência emocional e por não passar pelo processo de luto de uma relação amorosa que terminou. O processo de luto após o término de um relacionamento deve ser vivido e é saudável para que um novo ciclo seja iniciado, e a transição seja prazerosa e segura.
É preciso entender que um ciclo se fechou, que um novo ciclo vai surgir com novas perspectivas e saber que todo relacionamento terminado tem suas histórias que ajudam na construção do próximo relacionamento. As prioridades que você dava a pessoa que se foi devem serem voltadas para você. Momentos de solitude também podem ajudar nesse processo, ficar só para refletir.
Contatos com redes sociais também ajudam e é de extrema importância nesse momento. Tire um tempo para repensar o que funcionou e o que não deu certo na relação anterior. Dedique-se a atividades que promovam o bem-estar físico e emocional.
Não fuja dos problemas e sentimentos, enfrente-os, curta sua liberdade procure se conhecer melhor faça terapias.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418