Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) (por Cidinha Pascoaloto)

0
1639

Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) – Quando a mãe consome álcool durante a gravidez

Se fizer uso de álcool durante a gravidez a mãe pode dar à luz a um bebê com desordens do espectro alcoólico fetal. Esses distúrbios vão de leves, moderados ou graves e podem causar defeitos físicos e mentais que não podem ser revertidos. O diagnóstico não é fácil, pois requer uma equipe multidisciplinar, mas quanto antes o diagnóstico for feito melhor para a qualidade de vida do paciente.

A Síndrome Alcoólica Fetal é o transtorno muito grave, nas desordens do espectro alcoólico fetal, provocado pela mãe ao consumir bebida alcoólica durante a gestação.

Alguns tipos de desordens com o consumo alcoólico incluem também a síndrome alcoólica fetal, má formação congênitos, transtorno do neurodesenvolvimento além disso o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez provoca severas alterações no desenvolvimento fetal, comprometendo diversos órgãos.

  Essa síndrome é atualmente um dos mais intrigantes problemas de saúde materno infantil e uma das principais causas de deficiência intelectual e comportamental em crianças. A síndrome alcoólica fetal também representa séria questão de ordem socioeconômica, de educação, memória, visão e audição, crescimento mais lento que o normal e problemas no sistema nervoso central com hiperatividade, falta de coordenação ou foco, ou dificuldades de aprendizagem.

 Os danos geralmente são permanentes. Vale ressaltar que todos os tipos de bebidas alcoólicas são igualmente prejudiciais. Essa síndrome não tem cura, mas alguns sintomas podem ser tratados. Ela é uma condição totalmente evitável, se a gestante não consumir álcool. O paciente precisa de recursos como aprender a desenvolver habilidades sociais, reabilitação, educação especial e suporte social.

A família também pode precisar de ajuda para lidar com os desafios que essa condição pode causar. Essa ajuda pode vir por meio de terapias ou grupos de apoio com treinamentos para aprender a atender melhor às necessidades de seus filhos com a síndrome alcoólica fetal.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418