SETEMBRO VERDE: Mês oficial da inclusão da Pessoa com Deficiência

0
2820

O mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Verde que reforça a importância da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.

Essa campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAEs do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com APAE de Valinhos-SP, e seu principal objetivo é tornar o mês de setembro referência na luta dos direitos da pessoa com deficiência, esse mês foi escolhido justamente por ser comemorado no dia 21 de setembro o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

A APAE de Dracena sempre teve como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prestação de serviços e apoio as famílias para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA). Para que esses objetivos sejam atingidos a nossa entidade trabalha de forma articulada as diversas políticas públicas nas áreas da assistência social, educação e saúde.

A inclusão social e a acessibilidade da Pessoa com Deficiência são um direito garantido por lei, de acordo como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, cujo principal objetivo é assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania, todo indivíduo que possui alguma deficiência tem direito à igualdade de oportunidades.

A APAE de Dracena atua diretamente com as famílias dos nossos alunos/destinatários na efetivação dos direitos, na perspectiva sócio-política, democrática e social, na garantia da efetivação das políticas públicas, inclusão social e acessibilidade. Atendendo aproximadamente 210 destinatários/alunos. Tem como presidente o senhor Paulo Roberto Sampaio Filho.

O Setembro Verde vem para quebrar barreiras e mostrar para a sociedade o quanto avançamos, mas o quanto temos a avançar, que essa causa também é de todos nós, pois as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas e incluídas na sociedade.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dracena – Escola de Educação Especial “Professor Leuzi Gardini”, junto com os seus parceiros, colaboradores, comunidade e famílias, vêm construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos. A Apae participará do mês acompanhando o calendário da federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES) e divulgações dos trabalhos desenvolvidos com os destinatários incluídos no mercado de trabalho, atualmente são 13 destinatários e temos como parceiros 5 grandes empresas do município de Dracena e Junqueirópolis: Medral Engenharia Ltda, Usina Glencane Bio Energia S/A, Rede de Supermercados Troyano, Supermercado Ikeda e Rede Gonzaga de Ensino Superior. Na última semana de encerramento promoveremos uma carreata em alusão a data.

Danilo Aparecido Souza Nogueira 37 anos, funcionário Supermercado Ikeda

Douglas de Moura Silva 24 anos, funcionário Rede Troyano São Francisco (Dracena)

João Victor Vieira de Oliveira 26 anos, funcionário da Rede Gonzaga de Ensino Superior

Luseli Marques Rodrigues 26 anos, funcionária da Medral Engenharia

Weberton Magalhães Teodoro 33 anos, funcionário da Usina Glencane Bio Energia S/A

Fonte: APAE