Ser Humano: O Protagonista

0
788

SER HUMANO: O PROTAGONISTA

*CLAUDIVAL CLEMENTE

*CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

O assunto inteligência artificial e robotização sempre provoca a discussão sobre o papel do ser humano na história.

A ideia comum é aquela transmitida pelos filmes de ficção sobre as máquinas assumindo o controle da humanidade e relegando o homem a um plano de escravo ou servidor das máquinas.

Ou aquela cena de uma massa humana, toda suja e esfarrapada, andando sem rumo, de cidade em cidade, à procura de abrigo, roupas, alimentos ou remédios. É uma visão catastrófica do destino da humanidade.

Porém, este não é o pensamento dos cientistas que se ocupam em expandir a capacidade das inteligências artificiais ou dos robôs. Os cientistas pensam e projetam uma vida melhor para os humanos; deixando os robôs cuidarem do trabalho pesado,  difícil e perigoso.

A possibilidade do mundo ser dominado pelas máquinas e controlar a humanidade por completo é fruto de ficção.

O papel do ser humano na história será sempre de controle das máquinas, aperfeiçoando as inteligências artificiais. Haverá uma reconfiguração das ocupações profissionais, uma profunda alteração nas relações trabalhistas e os empregos terão outros contornos.

O trabalho dos técnicos será de vital importância para a realização de tarefas básicas da atividade econômica, algumas profissões serão extintas, outras incorporadas e se exigirá muito mais do que se exige atualmente de todos os profissionais.

Contudo, o homem e a mulher continuarão controlando tudo, especialmente as  máquinas, pois este é o papel do ser humano na história: o de protagonista.

Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. Sócio sênior da BCRC Consultoria.

** Revisão e colaboração  – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.