Os impactos de todo esse abandono não atingem apenas a saúde e o meio ambiente. A linha férrea se tornou o cenário para um problema social e que envolve também a segurança pública.
O Fronteira Notícias 2ª Edição exibe nesta quarta-feira (26) o segundo episódio da série de reportagens especiais sobre a história e a situação da ferrovia na região de Presidente Prudente.
Denominada “Fora dos Trilhos”, a série, dividida em três episódios, conta como foram os tempos áureos do passado, mostra a situação dramática e de abandono do presente e busca traçar uma perspectiva para o futuro.
Já a segunda reportagem, denominada “Presente: Problemas sem Soluções”, revela os prejuízos causados pelo abandono da estrada de ferro.
Não é em todo lugar da região de Presidente Prudente que a história da ferrovia ainda tem todo o cuidado e mantém aquele charme dos tempos de ouro das estradas de ferro. Em Piquerobi, é assim. A pequena estação ainda é uma referência para os moradores, guarda muitas características originais – como o “Piqueroby” com “y” bem embaixo do logotipo da Estrada de Ferro Sorocabana – e chega até a dar saudade em muita gente.
Mas em muitos lugares não dá nem pra dizer por onde a estrada de ferro passa. O mato tomou conta de tudo – e é preciso procurar para encontrar os trilhos.
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Desde que os trens deixaram de passar pelo Oeste Paulista, o abandono da malha ferroviária fez com que a natureza passasse a reivindicar de volta o espaço que já foi dela no passado. E isso é um problema para quem mora perto da linha. São constantes as reclamações – porque, onde tem mato, tem animais: insetos, ratos, aranhas, escorpiões e até cobras têm sido encontradas nos quintais de casas e comércios vizinhos à ferrovia.
A reportagem da TV Fronteira percorreu toda a extensão da ferrovia que corta o trecho urbano em Presidente Prudente e o que percebeu é que esse não é o único problema provocado por essa situação. Áreas sem vigilância, sem cercamento e com sinais claros de abandono dão margem para a prática de crimes contra a saúde pública e o meio ambiente. Em vários pontos, é possível encontrar locais de descarte irregular de lixo – e tem de tudo, em pequenas ou grandes quantidades.
Os impactos de todo esse abandono não atingem apenas a saúde e o meio ambiente. A linha férrea se tornou o cenário para um problema social e que envolve também a segurança pública.
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Quem já passou pelo trecho da Avenida Tancredo Neves no cruzamento com a Rua Mendes de Morais, na Vila Brasil, já viu pessoas andando sobre o viaduto, cruzando pra lá e pra cá.
É que ao longo desse trecho urbano – que passa tão perto da região central da cidade – existem prédios e até vagões abandonados. Pouca iluminação à noite. Um ambiente que se tornou caminho para moradores de rua e usuários de drogas.
No ponto que fica bem embaixo do Viaduto Tannel Abbud, na Vila Marcondes, o cenário causa nojo e indignação. Restos de comida se misturam a roupas, lixo, embalagens de bebidas alcoólicas, cigarros e excrementos. Sinais de que tem gente que vive e que sobrevive por ali.
A Polícia Militar afirma que realiza rondas constantes na região da linha férrea – e que ela não representa aumento nas estatísticas de crimes. Mas quem vive nessa região ou passa pelo local relata que a prática de furtos, roubos e tráfico de drogas é constante.
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
O abandono tem efeitos também em outras cidades. Em Presidente Epitácio, a antiga Estação Ferroviária que vinha sendo ocupada por moradores de rua e usuários de drogas acabou parcialmente destruída por um incêndio.
Em Santo Anastácio, o prédio da estação, que já serviu como museu da cidade, está fechado – e sofre a ação do tempo.
E em Álvares Machado, a antiga estação também está em péssimas condições.
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Em Presidente Prudente, a Estação Ferroviária, que se tornou a sede do Procon Municipal, está fechada para reformas.
Mas é a presença da linha férrea cortando a cidade que representa um problema imobiliário – uma divisão histórica entre o lado de lá e o lado de cá da linha impôs dois cenários para regiões tão próximas.
Embora tenham um mercado de locação agitado – pelo baixo custo do aluguel e pela proximidade do Centro –, os bairros voltados para a zona leste da cidade acabaram desvalorizados – uma mistura de prédios antigos, terrenos desocupados e imóveis que poderiam ter um valor comercial maior, mas acabam depreciados pela proximidade à linha.
A gente entende que Prudente, hoje, é uma cidade ligada ao serviço. Qualquer coisa que ajude esse processo, é bem-vindo. Poderia ter um grande calçadão, poderia ter concessões novas para construções nessa região, poderia ter uma ciclovia funcionando melhor, ou mesmo um VLT [veículo leve sobre trilhos], se bem trabalhado. O problema é que, enquanto ficar desse jeito, quase toda zona leste está em um segundo plano porque virou um muro entre antes e depois do trilho. Nessa divisão, você tem as pessoas que estão do lado de lá do trilho, uma desvalorização dos imóveis, tem dificuldade com compra e venda. De alguma maneira, você segregou parte da cidade. O que antes era uma veia que trazia o desenvolvimento, hoje, é um muro que divide um lado ao outro da cidade”, explica o economista Alexandre Bertoncello.
São muitos os problemas – mas as soluções parecem distantes. As reclamações chegam às prefeituras – mas o poder público, em muitas situações, diz estar de “mãos atadas”, já que as ações que poderiam provocar mudanças efetivas sobre o trecho dependem da iniciativa e da boa vontade da empresa que hoje detém a concessão do transporte ferroviário – e que tem sede em Curitiba, no Paraná.
Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente informou que faz acompanhamento semanal com as pessoas que vivem em situação de abandono nas proximidades da linha férrea. O órgão salientou ainda que oferece toda assistência necessária para esse público, mas que enfrenta uma resistência por parte dele.
A Polícia Militar, também por meio de nota, pontuou que realiza rondas constantes na região. A corporação pediu ainda o apoio da população, que pode fornecer informações para a polícia denunciando – de forma anônima – a presença de pessoas em atitude suspeita.
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Aline Costa/G1
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Ferrovia está abandonada na região de Presidente Prudente — Foto: Luís Augusto Pires Batista/TV Fronteira
Fonte: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/08/26/sem-perspectiva-de-solucoes-abandono-e-a-marca-do-presente-da-ferrovia-na-regiao-de-presidente-prudente.ghtml