Farmacêuticos devem comparecer na Câmara Municipal de Dracena na noite desta segunda-feira (6) para pedir apoio dos Vereadores.
Segundo eles será a primeira cidade do Brasil a tomar tal medida. A informação que tiveram é que o estacionamento não é regulamentado.
Mas haverá de ter um bom censo entre esses comerciantes, municipalidade e Ministério Público, pois atendem muitos casos de urgência, inclusive ambulâncias e as vezes até desafogam atendimentos do SUS.
Seria mais interessante retirar estacionamentos de outros tipos de comércio que tem essa “prioridade” na cidade.
O Site JZ está aberto para o pronunciamento de todas as partes, e espera que haja um bom entendimento que fique bom para todos.
Jorge Zanoni
COMUNICADO RECEBIDO POR FARMACÊUTICO:
O município está atendendo ao Ministério Público, uma vez que não há legislação que permita estas vagas exclusivas.
O assunto não foi e não será debatido com a associação da categoria de vocês, pois trata de uma ilegalidade que está sendo reparada.
Nós tentamos como pudemos impedir isto, inclusive mandei para a Câmara Municipal uma Lei para regulamentar as vagas de farmácia, já que não existia esta Lei e a mesma foi retirada por inconstitucionalidade. Somente o Governo Federal tem competência para legislar sobre vagas exclusivas.
Resumindo, não foi iniciativa nossa retirar tais placas, e nós tentamos uma solução alternativa para mantê-las, porém não tivemos como fazer.
Sua postagem soa acusatória justamente contra o governo que tentou proteger vocês e a população.
Peço gentilmente reconsiderar sua postagem e conhecer melhor o que de fato aconteceu antes irresponsavelmente de atirar pedras e solicitar compartilhamentos para que outras pessoas façam o mesmo.
Veja na íntegra a nota abaixo da APFDD:
Informe de Utilidade Pública
Nobres colegas e concidadãos de Dracena
Hoje fomos pegos com a secretaria de trânsito do município retirando as demarcações das vagas das Farmácias e Drogarias de nossa cidade.
O referido assunto não foi debatido com a associação que representa a categoria.
Cabe ressaltar que farmácia não é comércio e sim estabelecimento de saúde.
Damos atenção básica a todo cidadão e desde sempre fizemos pré-atendimento e encaminhamento a instituições básicas de saúde ou médicos privados.
A vaga de estacionamento reservada defronte a farmácia não é uma vaga para atender o estabelecimento e sim ao munícipe em situação de fragilidade que procura auxilio a uma demanda de saúde.
A retirada da mesma é uma afronta ao direito à saúde do Cidadão que já é extremamente frágil no que tange a saúde pública.
A “Associação dos Proprietários de farmácia de Dracena” repudia essa ação do Poder Executivo.
Esperamos que nosso poder executivo se sensibilize com a carência do sistema público de saúde e entenda que estabelecimento primário de saúde alivia em muito a demanda do SUS a ajuda sobremaneira a uma necessidade do Dracenense.
APFDD
Pelo menos seremos exclusivos em alguma coisa.
A única cidade do Brasil que farmácia não é decentemente tratada pelo Poder Público.
OFICIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO AO PREFEITO MUNICIPAL.
ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA CLIENTES, O QUE DIZ A LEI. (Veja o link na íntegra).
https://grupootimiza.com.br/estacionamento-privativo-para-clientes-o-que-diz-a-lei/