Saltador dracenense Mateus de Sá viaja para Portugal, onde participa da Missão Europa do COB

0
820

Objetivo da ida é aumentar o ritmo dos treinamentos, que visam os Jogos de Tóquio em 2021.

O atleta do salto triplo Mateus Daniel Adão de Sá, de Dracena, é mais um brasileiro a viajar para Portugal, onde o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza a Missão Europa. O embarque está previsto para a noite desta terça-feira (1º), e o saltador do Oeste Paulista, que é integrante da equipe paulistana Esporte Clube Pinheiros, deve ficar por lá durante este mês.

Em julho, o COB obteve autorização do governo português para que a Missão fosse iniciada. Logo na sequência, na primeira leva, 74 atletas foram enviados ao país europeu. O objetivo é intensificar os treinamentos dos brasileiros, visando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. O planejamento tem previsão de seguir até dezembro. Ao todo, 200 atletas, de diversas modalidades, classificados ou com potencial para chegar aos Jogos, deverão participar da Missão.

Como comentou Mateus de Sá, tudo isso tem a ver com as restrições que os brasileiros têm enfrentado no próprio país em razão da pandemia da Covid-19. O dracenense disse que só retomou os trabalhos nas pistas a partir de julho, mas que, mesmo assim, tem treinado adequadamente apenas duas vezes por semana, em horário reduzido. Entre março, quando começou a pandemia, até julho, os treinos eram feitos de forma improvisada, focados de forma restrita na parte física.

Agora, em Portugal, o atleta deverá ter à disposição de forma regular, além da estrutura – como também academia de musculação –, apoio de profissionais, entre eles fisioterapeuta e massagista. Na categoria adulta masculina, Mateus de Sá é o atual vice-líder do ranking brasileiro. Ele tem a marca de 15,99m, conquistada em janeiro, em São Bernardo do Campo (SP). Também neste ano, em fevereiro, ele foi prata no 1º Sul-Americano Indoor, realizado na Bolívia.

Neste ano, na Bolívia, Mateus de Sá foi prata no 1º Sul-Americano Indoor — Foto: Facebook

Neste ano, na Bolívia, Mateus de Sá foi prata no 1º Sul-Americano Indoor — Foto: Facebook

Sobre sua nova “casa” nos próximos dias, Portugal está com regras mais brandas quanto ao isolamento desde o final de maio e início de junho. Entretanto, para a entrada, os atletas brasileiros seguem um rigoroso protocolo de segurança. Durante a missão, dois atletas do Brasil testaram positivo para a Covid-19.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sp