Reunião em Santo Expedito discute o turismo regional

0
720

O deputado Mauro Bragato, em parceria com a prefeitura de Santo Expedito e o Sebrae-SP, organizaram nesta quinta-feira, 1º de junho, uma reunião de trabalho para discutir as oportunidades e desafios para o turismo regional.

O consultor e assessor técnico da secretaria de turismo do Estado, Vanilson Fickert, ministrou palestras sobre ranqueamento turístico do Estado de São Paulo, abordando o histórico e a definição dos critérios que foram utilizados no ranqueamento que classificam os municípios paulistas como Estâncias Turísticas ou MITs (Municípios de Interesse Turístico).

O gerente regional do Sebrae-SP, José Cavalcante, também ministrou palestra. Cavalcante falou sobre o potencial, as oportunidades e o desenvolvimento do turismo na região.

Participaram do encontro prefeitos, secretários e coordenadores de turismo dos municípios de Alfredo Marcondes, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Rinópolis, Santo Anastácio, Taciba e Teodoro Sampaio.

Também na reunião o prefeito de Santo Expedito e anfitrião do evento, Anderson José Betio, Marcelo Beloto, presidente da Câmara de Vereadores de Santo Expedito, o padre Humberto, presidente da Unipontal e prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, presidente da UEPP (União dos Municípios de Presidente Prudente), Renato Micheles, e o presidente do grupo Lidera – Associação de Empresários do Oeste Paulista, Julio Moraes.

“Recebemos em Santo Expedito, prefeitos e representação de cidades da nossa região para discutir as oportunidades e desafios para o turismo regional. O turismo é um setor importante para o desenvolvimento econômico e social de uma região e o Pontal tem um grande potencial para o crescimento e desenvolvimento turístico. Nesse sentido é fundamental a parceria entre os municípios e o Estado”, explica o deputado Mauro Bragato.

De acordo com o deputado, os Municípios de Interesse Turístico, recebem recursos especificamente para fomentar o turismo. Eles são classificados pela Secretaria Estadual de Turismo, mediante comprovação de atividades culturais, esportiva, além das belezas naturais.

“Na nossa região, já estão inclusas no MIT as cidades de Panorama, Adamantina, Martinópolis, Paulicéia, Rancharia, Rosana, Santo Expedito. As cidades de Presidente Epitácio, Tupã e Paraguaçu Paulista já foram classificadas como Estância Turística”, comenta.

Ainda segundo o parlamentar, várias cidades com tradições turísticas que estão fora deste grupo, e precisam ser incluídas. É o caso de Presidente Prudente, Narandiba, Osvaldo Cruz, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Iepê, Presidente Venceslau e Lucélia.

“A idéia é ampliar as receitas para os municípios turísticos, incentivar e realizar eventos regionais, como rodeios e festas populares. Além de linhas de credito turístico será uma importante ferramenta para estimular o crescimento turístico regional. Juntos, vamos discutir as oportunidades e o desenvolvimento do turismo em nossa cidade e região, conclui o deputado.

Assessoria de Imprensa | Deputado Mauro Bragato