A raiva é um sentimento que nos acompanhada por toda a vida quando nos sentimos injustiçados, ela surge para nos colocar em uma posição de ação. Quando bem administrada é uma forma de transformar sentimentos negativos em energia positiva. Para encontrarmos esse equilíbrio precisamos aprender a dominar esse sentimento. A raiva é invasiva e causadora de conflitos em nossas vidas.
As pessoas que estão constantemente raivosas podem desenvolver doenças, a descarga de reações negativas também prejudicam a nossa saúde mental, e surgimento de transtornos psicológicos.
Quando ela é moderada pode nos encorajar a procurar soluções para problemas que nos perturbam. Quando sentir que está furioso, respire fundo repetidamente feche os olhos por alguns segundos e relaxe.
Apenas prossiga com seu dia quando sentir-se melhor. Você vai ver que será possível enfrentar qualquer situação dessa maneira. É mais importante, resolver os conflitos de forma saudável e manter laços de amizades construídos ao longo dos anos. Procure a origem do sentimento para que seja possível lidar com as situações.
Em vez de se permitir ficar irritado com tudo e todos, lembre-se que você é o responsável por suas reações. Você pode escolher não se deixar levar pelo momento e focar sua atenção em outra coisa mais produtiva. Mesmo que sinta a vontade de gritar ou reagir fisicamente, veja o lado positivo da situação.
O ideal, no entanto, seria ter uma conversa honesta sobre o que lhe incomoda. Há muito que se pode ser resolvido com o diálogo. Talvez a pessoa envolvida não saiba como você se sente.
Quando um colega lhe tratar mal encontre uma oportunidade para falar com ele. Expresse o seu descontentamento com calma, e ouça sem julgamentos. Demonstre que você também está comprometido a fazer mudanças para criar um ambiente melhor para todos. Fazer terapia é uma boa ideia, um psicólogo pode ajudar você a descobrir quais são os gatilhos da raiva e como utilizar este sentimento ao seu favor.
Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto e na Dor Atendimento on-line, contato: (18) 99725-6418