“Qualidades na Gestão e Gestão de Qualidade”

0
685

“Qualidades na Gestão e Gestão de Qualidade”

Sérgio Barbosa (*)

© Depositphotos.com / sjenner13Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.

Um bom líder consegue extrair o melhor de cada pessoa, comandando sua equipe de modo que seus integrantes possam ter suas próprias ideias e agir de acordo com elas. Mas, para isso, é preciso que o líder tenha algumas características fundamentais que lhe conferem a credibilidade necessária a exercer o cargo de liderança. Algumas das características fundamentais do bom líder são: integridade, firmeza, motivação, empatia, imparcialidade, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade. Além disso, é importante ter iniciativa, flexibilidade, determinação, responsabilidade, garra, dinamismo, serenidade e zelo. Um bom líder precisa ter conhecimento do seu trabalho, ser ético e observador, saber influenciar as pessoas e se relacionar com outros, ser amigo e comprometido com a organização, sem ter medo de correr riscos. Ele também precisa respeitar para ser respeitado, saber ouvir e conversar, ter estabilidade emocional e capacidade de decisão.

Ser líder não é uma tarefa fácil e ter todas essas qualidades nem sempre é possível. O mais importante é tentar desenvolver o máximo possível de virtudes, de modo a ser cada vez melhor e estabelecer uma eficiente liderança na organização.

 (“QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM LÍDER?

 by jOSÉ ROBERTO MARQUES) 

Neste contexto plural para todas as áreas em tempo de pós-globalização organizacional, é necessário estar em conexão com a proposta mediada pelo fator PLANEJAR para alcançar os objetivos em todas as áreas e profissões…

Considerando os interesses e prioridades das respectivas áreas acadêmicas, porém, tendo o mesmo objetivo pedagógico visando debater e aplicar as teorias do “PLANEJAMENTO DE GESTÃO” nas atividades práticas pode-se afirmar que o debate sobre os temas: “QUALIDADES NA GESTÃO e GESTÃO DE QUALIDADE”, proporcionaram diversas reflexões envolvendo questões prioritárias em administração, educação e saúde…

Os detalhes desta reflexão estão focados na área da EDUCAÇÃO E SAÚDE, tendo em vista as prioridades relacionadas com tais temas em meio aos desencontros patrocinados pelo mercado em nível global…

Tal proposta deve buscar todas as possibilidades quanto às respostas, ainda destacando a destacando a importância do planejamento para que os resultados possam estar de acordo com os objetivos traçados pela Gestão que deve ser de qualidade em todas as etapas e independente das áreas do mercado…

As qualidades apresentadas envolvendo a proposta da GESTÃO DE QUALIDADE, bem como, da QUALIDADE NA GESTÃO, estão de acordo com as novas tendências do mercado, também, buscando um trabalho de parceria com os mesmos objetivos nas diversas áreas de atuação em tempo de pós-globalização organizacional…

A mediação deve ocorrer por meio da pluralidade das pesquisas envolvendo os temas nas áreas da GESTÃO e da QUALIDADE, entretanto, faz-se necessário estar sempre em conexão com as novas tecnologias, considerando as prioridades necessárias para o desenvolvimento integral da ORGANIZAÇÃO…

Outro fator importante que se deve destacar neste contexto é a LIDERANÇA nas atividades envolvendo a GESTÃO para que todas as etapas possam cumprir o quesito PLANEJAMENTO ESTRATÉGICAS por meio de ações efetivas e eficazes…

O debate em pauta deve seguir de acordo com as alternativas e buscando estar em sintonia com as propostas, ainda, envolvendo e criando novas possibilidades para uma QUALIDADE que possa fazer a diferença nesta GESTÃO…

Porém, pode-se afirmar que é fundamental possuir uma EQUIPE sintonizada com tais propostas, tendo em vista os objetivos traçados no início do trabalho, haja vista o cumprimento das exigências que envolvem a QUALIDADES NA GESTÃO e GESTÃO DE QUALIDADE…

(*) Jornalista diplomado e Consultor na Área de Gestão da Comunicação Organizacional.