Para alguns estabelecimentos foram impostas restrições e uso obrigatório de máscara. Outros locais ainda deverão permanecer fechados.
A Prefeitura de Presidente Prudente divulgou, nesta sexta-feira (29), o plano de retomada das atividades econômicas na cidade. A primeira fase é a 3, a amarela, deve começar na próxima segunda-feira (1º) e tem a duração de 14 dias.
Veja abaixo como fica o funcionamento nesta etapa:
- Espaços públicos: Sem permissão de funcionamento;
- Atividades imobiliárias: Atendimento presencial individual em áreas com ventilação natural e com distanciamento entre os profissionais. Horário reduzido (6 horas seguidas), bem como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70%.
- Concessionárias e revendas de veículos: Atendimento presencial individual em áreas com ventilação natural e com distanciamento entre os profissionais. Horário reduzido (6 horas seguidas), bem como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70%.
- Atividades de escritório/ administrativas (engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade, turismo): Atendimento presencial individual em áreas com ventilação natural e com distanciamento entre os profissionais. Horário reduzido (6 horas seguidas), bem como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70%.
- Restaurantes, bares, padarias e congêneres: Atendimento no local ao ar livre, lotação máxima de 40% da capacidade do local, devendo priorizar os serviços de entrega, respeitando distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários, com possibilidade de atendimento presencial até as 23h. Horário reduzido (6 horas seguidas), bem como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70%.
- Comércio varejista: Atendimento individual presencial, limitado em 40% da capacidade de lotação do estabelecimento; horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 10h às 16h; horário de atendimento aos sábados das 9h às 12h; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Prestadores de serviços: Atendimento individual presencial, limitado em 40% da capacidade de lotação do estabelecimento; Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 15h; horário de atendimento aos sábados: 09h às 12h; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Shopping center e galerias: Atendimento: limitar a 40% da capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura Municipal, com controle de acesso nas entradas. Limitar em 40% a capacidade de vagas no estacionamento, com implantação de controle fiscalizatório. Adoção de rígidos cuidados com higiene de áreas de circulação e lojas. Observar demais orientações no material completo; horário reduzido em 06 horas seguidas; sem permissão de funcionamento para praça de alimentação; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Estética, beleza e tatuagem: Atendimento: poderão funcionar com atendimento em domicílio ou atendimento individual com hora marcada. Estabelecimentos com diversos tipos de atendimentos (manicure, cabeleireira, massagista, dentre outros) deverão limitar os atendimentos em 40% da capacidade local, com horário reduzido em 06 horas seguidas; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Academias de ginástica: Sem permissão de funcionamento.
- Cinemas, estádios e teatros: Sem permissão de funcionamento.
- Eventos que gerem aglomerações, inclusive esportivos: Sem permissão de funcionamento.
- Instituições religiosas: Fica permitida a realização de missas, cultos e eventos religiosos, limitados em 40% da capacidade de lotação, com até uma hora e meia de duração, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene, como distanciamento de dois metros entre fiéis, sem apertos de mãos e abraços. Recomenda-se que pessoas do grupo de risco e crianças não participem das celebrações religiosas em hipótese alguma; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Casas noturnas equiparadas a boates: Sem permissão de funcionamento.
- Escolas de danças e escolas de música: Atendimento: Lotação máxima de 40% da capacidade, respeitando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, atendendo todas as instruções de segurança e higiene, inclusive a limpeza de aparelhos/equipamentos, após cada uso. Horário reduzido (6 horas seguidas); uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Clubes sociais: Limitar a 40% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura Municipal, com controle de acessos. O atendimento nos estabelecimentos internos do clube, a exemplo de bares, academias e afins, anteriormente relacionados, deverão seguir as condições descritas em cada fase, respeitando o distanciamento de 2 metros e medidas de segurança e higiene. Atividades em grupos (esportes coletivos, exceto aqueles praticados por duas pessoas, a exemplo de tênis de campo), natação, exercícios físicos na água e qualquer tipo de atividade em piscinas estão suspensas. Horário reduzido em 6 horas seguidas; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
- Escola de idiomas (prestação de serviços): Atendimento presencial, limitado em 40% da capacidade de lotação (respeitar distanciamento de 2 metros). Horário reduzido em 6 horas seguidas; uso obrigatório de máscaras e álcool gel 70%.
Veja no final da reportagem o plano na íntegra.
Decreto foi publicado nesta sexta-feira (29) — Foto: Reprodução
Decreto foi publicado nesta sexta-feira (29) — Foto: Reprodução
Decreto foi publicado nesta sexta-feira (29) — Foto: Reprodução
Fase 3
No chamado Plano São Paulo, que separa as regiões do Estado de acordo com os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), Presidente Prudente é contemplada já com a fase 3, a amarela, e poderá retomar a maior parte das atividades econômicas, entretanto, adotando restrições como capacidade e horário de atendimento.
Ainda segundo o plano, deverão permanecer fechados na fase 3 os espaços públicos, como o Balneário da Amizade e a Cidade da Criança, academias, teatros, cinemas e eventos que gerarem aglomerações, incluindo os esportivos.
“Estamos trabalhando na edição do decreto com todas as regras que deverão ser cumpridas. Nossa responsabilidade é ainda maior, porque só podemos passar para as fases seguintes se cumprirmos os protocolos”, adiantou Bugalho.
Desde a segunda quinzena de março, a quarentena está em vigor em Presidente Prudente como forma de promover o isolamento social e prevenir a propagação do novo coronavírus.
A Prefeitura citou declaração da coordenadora do Conselho Econômico do Estado de São Paulo, Ana Carla Abrão, segundo a qual a cada sete dias haverá uma reclassificação e, a partir disso, a cada 14 dias a região poderá se mover para uma fase mais flexível, se houver estabilização nos indicadores, como ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados ao tratamento de Covid-19 e número de casos, internações e óbitos.
1 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
2 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
3 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
4 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
5 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
6 – Plano define retomada das atividades econômicas em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
Fonte: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/05/29/prefeitura-de-presidente-prudente-divulga-plano-de-retomada-das-atividades-economicas-na-cidade.ghtml