POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE CARREATA EM ALUSÃO AO “AGOSTO LILÁS” EM OURO VERDE.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia do Município de Ouro Verde/SP, participou nesta quarta-feira (23) de carreata pelas ruas da cidade em comemoração aos 17 anos da Lei “Maria da Penha” (Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006), bem como para orientar a população e incentivar a denúncia de violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.
A carreata foi organizada por integrantes do Conseg (Conselho Comunitário e Segurança), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e Prefeitura Municipal de Ouro Verde/SP, e contou com a participação, entre outros, de agentes da Polícia Civil e comunidade em geral, que se organizaram pelas principais ruas da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da luta contra as diversas formas de violência contra as mulheres, e incentivando a denúncia por meio da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).
O mês de agosto é nacionalmente conhecido como “Agosto Lilás”, instituído pela Lei 14.448/2022, pois comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, importante marco legal que criou mecanismo de proteção às mulheres que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, que constituem formas de violação dos direitos humanos.
Quebre o silêncio, denuncie: ligue 180.
AGOSTO LILÁS: POLÍCIA CIVIL REALIZA PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMESTICA PARA SERVIDORES DE ÓRGÃOS ASSISTENCIAIS EM JUNQUEIRÓPOLIS
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Junqueirópolis, realizou uma palestra para servidores, pacientes e estagiários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Junqueirópolis (SP).
A palestra foi ministrada pelo Dr Eliandro Renato dos Santos, delegado titular do município de Junqueirópolis. A ação preventiva foi uma parceria com Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, dentro do contexto da Campanha Agosto Lilás.
O delegado abordou a temática da violência doméstica e de gênero, além dos aspectos históricos estatísticos do fenômeno. Houve ainda o depoimento pessoal de vítimas de violência e a apresentação de oficinas por parte da comunidade terapêutica.
AGOSTO LILÁS: DELEGADA DA DDM CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA TOP NEWS AGORA.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM, nesta quarta-feira (23), participou de uma entrevista na Top TV Oeste Paulista de Dracena, durante a exibição do programa TOP NEWS AGORA, apresentado por Cido Oliveira.
Na oportunidade, teve a palavra a Dra. Luciana Nunes Falcão Mendes, Delegada de Polícia titular da DDM de Dracena/SP que ressaltou a importância da Campanha Agosto Lilás, referente a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, como também as ações e parcerias desenvolvidas no município de Dracena.
POLÍCIA CIVIL LOCALIZA PEÇAS DE MOTOCICLETA FURTADA ESCONDIDAS EM IMÓVEIS RESIDENCIAIS DE JUNQUEIRÓPOLIS
A Polícia Civil, por intermédio da Unidades Especializadas (Delegacia de Investigações Gerais – DIG e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE), com apoio de agentes da Delegacia de Polícia de Junqueirópolis, nesta quarta-feira (23), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em imóveis situados na cidade de Junqueirópolis (SP). A ação policial visou localizar e apreender peças de uma motocicleta que havia sido furtada em meados do mês de fevereiro, em Dracena (SP),
De posse da ordem judicial, os policiais civis ingressaram nas residências localizadas nos bairros Jardim Alvorada e Jardim Primavera, na cidade de Junqueirópolis. Sendo que em uma das casas dos endereços vistoriados, os agentes localizaram diversas peças de motocicletas desmontadas.
Todo material foi apreendido será encaminhado para perícia, para verificação da origem e procedência das peças e posterior emissão de laudos. As diligenciais prosseguem para melhor esclarecer que são os responsáveis pela prática crime do furto da motocicleta e, ou do possível crime de receptação das peças.
AGOSTO LILÁS: POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO E O FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM, com o apoio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, na noite desta quarta-feira (24), participou de roda de conserva sobre a Lei Maria da Penha, referente a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, no contexto das ações desenvolvidas na Campanha Agosto “Lilás”. O encontro ocorreu no Auditório “Profº. Geraldo Mariano Alves”, da Faculdade Unifadra, em Dracena (SP).
Na oportunidade, tiveram a palavra a Dra. Luciana Nunes Falcão Mendes, Delegada de Polícia titular da DDM de Dracena/SP, Dra. Margarete de Cássia Lopes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Dracena/SP, e Micheli Rodrigues Rubira, psicóloga parceira do Projeto OAB por Elas, e o professor do Curso de psicologia, Cleber Consoni. Afinal da fala, foi aberta a palavra aos alunos e professores presentes que realizaram perguntas que em muito enriqueceram o conhecimento acadêmico.
Prestigiaram o evento cerca de 150 alunos dos Cursos de Psicologia e Pedagogia, coordenadores dos cursos, professores do corpo docente e advogados parceiros do Projeto OAB por Elas da Subseção da OAB de Dracena/SP.
AÇAO CONJUNTA ENTRE AS POLICIAS CIVIL E MILITAR RESULTA NA PRISÃO DE DUPLA SUSPEITA DE FURTAR MOTOR DE BARCO EM PANORAMA.
A Polícia Civil, por intermédio Delegacia de Polícia de Panorama, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu em flagrante nesta quinta-feira (24), dois homens de 20 e 21 anos, suspeitos no envolvimento no furto de um motor de popa, na cidade de Panorama (SP). Durante ação os agentes recuperam o motor e também apreenderam três vasos com plantas semelhante maconha.
As diligencias iniciaram logo após a vítima, proprietário do equipamento náutico, ter comunicado a Policia Militar, via 190, e registrado o boletim de ocorrência na Polícia Civil, que haviam furtado um motor de popa de 15HP, que estava sobre um cavalete dentro de um cômodo de sua residência. A vítima ainda ressaltou que em sua residência não havia sinais arrombamento.
Diante do fato os integrantes das duas corporações, em ação conjunta e integrada, diligenciaram com intuito de identificar os possíveis envolvidos, bem como recuperar o motor de polpa. E durante o trabalho de campos um suspeito foi localizado e identificado, sendo um homem.
O acusado de 20 anos, por sua vez, delatou a participação do homem de 21 anos e um terceiro envolvido de 23 anos, não localizado. Os policiais então localizaram o envolvido de 21 anos, que apontou que o motor de polpa furtado estava escondido em meio à vegetação, próximo às margens do Córrego da Marreca.
Efetuadas as buscas pela área de vegetação, os policiais encontraram o motor de popa envolto de um saco de lixo preto. Ainda durante diligencias próximo onde foi localizado o objeto furtado, a equipe da Policia Militar encontrou três vasos contendo plantas parecida com vegetal da droga conhecida como maconha.
Os dois suspeitos foram atuados em flagrante pelo crime de furto, ficando ambos à disposição da Justiça. O motor de popa foi apreendido e restituído a vítima.
Os vasos contendo as plantas semelhante a “cannabis” foram apreendidos e serão enviado para IC para emissão do laudo botânico para verificação se contém em sua composição o tetraidrocanabinol (THC).
POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DO SOLDADO NO TIRO DE GUERRA DE DRACENA.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, representada pelo agente policial Reginaldo Rosa, participou nesta sexta-feira (25), da cerimônia de comemoração do Dia do Soldado realizada no Tiro de Guerra, em Dracena (SP).
Durante a solenidade houve a apresentação dos atiradores, juramento a Bandeira, leitura da ordem do dia com referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O instrutor chefe 1º Stg. Thiago Cesar Marques de Carvalho, no uso da palavra, exaltou sobre os valores da formação do soldado que vão ajudar na transformação da vida do cidadão e da comunidade.
O evento contou com a presença da Policia Civil, da Policial Militar, ex-atiradores e dos familiares dos atiradores.
POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE ENTREVISTA EM PROGRAMA DE TV E ORIENTA OS TELESPECTADORES SOBRE ALGUNS CRIMES.
A Polícia Civil, por intermédio do Delegado Seccional de Polícia, Dr. Alexandre Luís Luengo Lopes, participou de entrevista ao programa “Top News Agora”, apresentado na TV Oeste Paulista, em Dracena (SP), na manhã desta 6ª feira (25/08).
Durante a entrevista concedida ao apresentador Cido Oliveira, foram abordados temas relacionados a campanha do agosto lilás, a qual visa combater todos os tipos de violência doméstica, assuntos relacionados a correições ordinárias nas unidades policiais, orientações com relação a prevenção de golpes e demais ações praticadas pela polícia civil visando promover o esclarecimento de delitos e reduzir índices criminais em nossa região.
POLÍCIA CIVIL REALIZA PALESTRA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O LAÇAMENTO DAS AÇÕES DO PROTOCOLO “NÃO SE CALE” E CAMPANHA AGOSTO LILÁS
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM, realizou nesta sexta-feira (25), palestra na Câmara de Vereadores de Dracena sobre a implantação do Protocolo “Não se Cale”, que visa dar atendimento e proteção às mulheres vítimas de assédio em estabelecimentos privados e públicos, padronizando as formas de acolhimento e suporte do poder público.
Na oportunidade a Drª Luciana Nunes Falcão Mendes, Delegada de Polícia titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Dracena, discorreu sobre o protocolo implementado pelas leis nº 17.621, de 03 de fevereiro de 2023 e n° 17.635, de 17 de fevereiro de 2023, regulamentadas pelo Decreto n° 67.856, de 01 de agosto de 2023, como também sobre a Campanha Agosto Lilás, importante tema ao enfrentamento de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Também tiveram a palavra a juíza de direito da 2º Vara da Comarca de Dracena, Drª Aline Tabuchi, que discorreu sobre o tema violência sexual contra mulher, a juíza de direito Drª Aline Sugahara Bertaco, com o tema lei de depoimento especial, a advogada Drª Margarete de Cássia Lopes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Dracena, a qual discorreu sobre o Projeto OAB por Elas e comemorou o aniversário de um ano de implantação do projeto, nesta data, na Delegacia de Defesa da Mulher de Dracena, e ao final a psicóloga do CRAS Ana Cândida Junqueira Fernandes que explanou sobre os impactos da violência sexual às crianças e adolescentes.
Prestigiaram o evento cerca de 100 pessoas, dentre eles o Prefeito Municipal de Dracena, André Lemos, Vereadores, Delegado Seccional de Polícia de Dracena Alexandre Luís Luengo, Capitão/PM Pedro, Vice-Presidente da Subseção da OAB de Pacaembu, Drª Penélope, a psicóloga voluntária do Projeto OAB por Elas Michele Rubira, e toda a rede de proteção do município de Dracena (SP).
Fonte: Comunicação Social Polícia Civil