Pandemia COVID-19: Momento preocupa executivo e pede ampliação da Enfermaria na Santa Casa

0
594

A partir de hoje, a Santa Casa de Dracena recebe currículos de profissionais de enfermagem e auxiliar de enfermagem. 

A Secretaria de Saúde do município de Dracena solicitou reunião na tarde desta segunda-feira, 8, com a diretoria da Santa Casa local, para tratar a situação da pandemia na cidade, que vive o pior momento desde o início, no mês de março, do ano que passou. A doença está acometendo tanto pessoas mais velhas, aquelas que já possuem comorbidades, como também vem sendo observado o contágio de jovens, tendo até que passar por procedimentos mais intensos, como entubar. Há ainda outra preocupação, em razão do agravamento de casos com a necessidade de um maior período de cuidados hospitalares, como permanência em leitos de UTI.

O avanço da doença na cidade é uma grande preocupação do Executivo municipal, que está tomando medidas para poder oferecer assistência de saúde aos doentes que procuram pelo serviço.

O prefeito André Lemos participou da reunião na segunda, e, junto a Santa Casa busca uma medida de parceria com o hospital, para que seja aumentada a enfermaria covid 19 na unidade.

A diretoria da Santa Casa também está preocupada e se empenhando para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes.

O cenário da pandemia no município de umas duas semanas para cá, piorou muito, além do Centro de Atendimento Municipal ao Covid (CEMAC) até o Pronto Atendimento Municipal está sendo utilizado para receber pacientes acometidos pela doença.

O CEMAC também está com sua capacidade considerada alta, inclusive com pacientes internados no local, aguardando transferências para hospitais.

Nesta segunda-feira, houve a necessidade de ser entubado pacientes no PAM. A situação ocorre também, porque faltam leitos disponíveis na UTI local.

Além da falta de vagas na Santa Casa para receber pacientes mais afetados pela doença, também está ocorrendo à falta de mão-de-obra, como auxiliar de enfermagem e enfermeiros.

Tanto a Santa Casa quanto o município (Secretaria de Saúde) pretendem contratar nos próximos dias esses profissionais. Interessados em trabalhar devem entregar o currículo a partir de hoje, 9, na Santa Casa de Dracena – setor de Recursos Humanos, das 8h às 17h.

A diretoria da Santa Casa pontuou que neste momento a estrutura da enfermaria Covid deverá ser revista, porque a pandemia ganhou proporções bem maiores do que o ocorrido no ano passado.

CENTRO COVID

O CEMAC funciona 24 horas todos os dias. Na semana passada, foram instaladas tendas em frente ao Centro, para os acompanhantes. Dessa forma, eles não precisam ficar dentro da unidade, já que lá é um lugar contaminado. Pacientes que querem aguardar do lado de fora também podem permanecer na tenda.

As autoridades de saúde municipais alertam a população a intensificarem os devidos cuidados, como no início da pandemia, evitando ser contaminada pelo novo coronavírus.

 

Casos positivos de janeiro 1° a 31 de janeiro

396 – casos positivos

1.938 – atendimentos

1.138 – síndrome gripal

Fevereiro de 1° a 8 de fevereiro

251 – síndrome gripal

190 – casos positivos

VEJA COMO É O FUNCIONAMENTO DO CEMAC

De segunda a sexta-feira

6h30 às 7h30 = coleta de teste rápido

7h30 às 9h = agendamento de alta médica

9h às 10h = reavaliação para alta

10h às 13h = primeiras consultas, triagem, notificação, termo de isolamento e agendamento de exames

13h às 16h = atendimento dos casos positivos

16h às 18h = consultas da demanda

19h = coleta de Swab, as amostras devem ser coletadas a partir do 3° até o 7° dia de sintomas

19h30 até 20h30 = retirada dos resultados negativos e agendamento para reavaliação dos testes rápidos negativo.

A partir das 20h30 livre demanda. O CEMAC funciona 24h.

DENGUE

Durante a reunião desta segunda-feira, também foi comentando a respeito da dengue, porque se houver um aumento de casos na cidade, moradores necessitarão dos serviços hospitalares também, dificuldade ainda mais a situação dos atendimentos.

Cedida Saúde

Tendas emprestadas pela Pousada Bom Samaritano, instaladas na semana que passou em frente ao CEMAC, para acomodar familiares de pacientes

Fonte: Diretoria de Comunicação