Caso será encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para a apuração de eventual crime de infração de medida sanitária preventiva previsto no artigo 268 do Código Penal.
Uma paciente de 81 anos, que estava internada com suspeita de Covid-19, fugiu na tarde desta terça-feira (11) do atendimento médico no Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente.
A idosa contou com a ajuda de duas filhas para abandonar o tratamento e deixar a unidade de saúde.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado eletronicamente na Polícia Civil e o caso será encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para a apuração de eventual crime de infração de medida sanitária preventiva previsto no artigo 268 do Código Penal.
De acordo com as informações do Boletim de Ocorrência, a idosa estava na Unidade Semi-intensiva do Pronto-socorro do HR com um quadro de Covid-19 em investigação.
A equipe médica do HR passou para a família as condições do quadro clínico da paciente e a necessidade de continuidade de tratamento em isolamento hospitalar, devido à suspeita de Covid-19.
No entanto, as filhas da mulher relataram estarem cientes do quadro clínico, mas se negaram a manter a paciente em isolamento e assim, com o consentimento da própria idosa, realizaram a evasão da unidade.
Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, a idosa apresentava-se resistente ao isolamento hospitalar necessário à paciente e mantinha-se irredutível quanto à conduta médica.
A evasão foi constatada às 15h40.
Em nota, o Hospital Regional detalhou que a paciente em questão deu entrada na unidade na tarde da segunda-feira (10), quando foi considerada com suspeita de Covid-19, e permaneceu internada sob cuidados médicos e multiprofissionais na enfermaria.
No entanto, segundo o HR, a paciente falou, na tarde desta terça-feira (11), que não gostaria mais de ficar internada e decidiu, junto com seus familiares, retornar à sua residência.
“No momento do ocorrido, o estado de saúde dela era considerado estável, vindo a se evadir do hospital com o auxílio de familiares”, salientou o hospital.
Ainda conforme o HR, a família foi orientada pela equipe médica para reforçar as orientações de isolamento da paciente, uma vez que o resultado do exame de PCR (Swab) dela ainda está em análise pelo laboratório responsável.
De acordo com o mais recente boletim oficial da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Presidente Prudente registra 2.434 confirmados de Covid-19 e 59 mortes causadas pelo novo coronavírus.
Fonte: G1