Paciente agride dentista e assistente dentro de Pronto Atendimento

0
1161

Paciente agride dentista e assistente dentro do Pronto Atendimento Cohabão em Presidente Prudente.

Caso foi registrado na Delegacia da Polícia Civil como vias de fato, lesão corporal e injúria. Homem não concordou com o procedimento ao qual foi submetido na unidade de saúde.

Duas servidoras municipais foram agredidas por um paciente dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) conhecida como Pronto Atendimento (PA) da Cohab, em Presidente Prudente (SP), na manhã deste sábado (21).

O caso foi registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil como vias de fato, lesão corporal e injúria.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, as funcionárias públicas vítimas das agressões foram uma dentista, de 37 anos, e sua assistente, de 40 anos.

As servidoras contaram à Polícia Civil que, por volta das 10h10, prestavam atendimento a um paciente, de 28 anos, que não concordou com o procedimento efetuado e deu uma cotovelada na dentista e começou a agredir sua assistente com socos no rosto.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o homem derrubou a assistente no chão e ainda chutou a mulher nas costas e nas pernas, xingando-a de “vagabunda” e “vadia”.

A assistente contou que o paciente só parou de agredi-la após a chegada de outros funcionários ao local.

A Polícia Civil solicitou a realização de exame de corpo de delito na assistente. Já para a dentista o mesmo procedimento não foi adotado porque a vítima não ficou com lesão aparente.

As vítimas informaram que trabalham no mesmo local, que é chamado popularmente de Cohabão, há aproximadamente 15 anos e o procedimento utilizado no homem que lhes agrediu é igual para todos os pacientes.

Elas também relataram que não é a primeira vez em que o homem de 28 anos tem problema com funcionários do referido posto de saúde e que já existe registro de ocorrência digital naquele local.

O caso é investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Civil informou ao G1 que o agressor foi apresentado na Delegacia Participativa pela Polícia Militar e acabou liberado após assinar um Termo de Compromisso.

Repúdio

Em nota ao G1, a Prefeitura de Presidente Prudente repudiou o ocorrido e confirmou que, na manhã deste sábado (21), duas profissionais do setor de odontologia do Pronto Atendimento da Cohab foram agredidas por um paciente, que contestava o procedimento da dentista.

“Uma delas levou uma cotovelada e a outra foi atacada por socos, chutes e empurrões. O indivíduo só interrompeu os golpes após ser contido por outros funcionários. As vítimas, acompanhadas por gestores da Secretaria de Saúde, comunicaram o fato à polícia, por meio de Boletim de Ocorrência, e agora aguardam que as autoridades policiais tomem as devidas providências diante das evidentes agressões”, salientou o Poder Executivo ao G1.

A Prefeitura repudia profundamente atitudes criminosas como esta e reitera que qualquer forma de desrespeito a servidores públicos, ainda que não haja agressão física, é crime previsto no Código Penal”, pontuou.

Ainda na nota encaminhada ao G1, a Prefeitura enfatizou que os servidores municipais estão orientados a denunciar imediatamente flagrantes de desacato ou agressão, “para que atitudes revoltantes como esta não voltem a ocorrer”.

“Infelizmente, funcionários da Saúde têm sido vítimas de ataques verbais rotineiramente, tornando ainda mais penosa a atividade destes servidores que exercem suas funções com zelo e dedicação. Os servidores da Prefeitura estão orientados a denunciar imediatamente flagrantes de desacato ou agressão, para que atitudes revoltantes como esta não voltem a ocorrer, concluiu.

Fonte: G1