Ordem e Progresso

0
780

ORDEM E PROGRESSO

*CLAUDIVAL CLEMENTE.

**CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

A verdadeira democracia é constituída de alguns valores básicos, que em hipótese alguma podem ser dispensados ou sequer afastados, pois colocam em risco a existência de uma sociedade civilizada.

Alguns fatos recentes estão demonstrando que certos valores são esquecidos, prejudicando o trabalho dos nossos antepassados na construção de uma democracia moderna, não deixando de comentar, é claro, os efeitos negativos que a intensa corrupção que assolou os cofres públicos durante 13 anos, quando alguns partidos, tomaram a administração federal do país, praticando o chamado “governo de coalizão”. Coalizão é quando vários partidos se unem para governar um Estado, composto de partidos maiores e partidos menores, proporcionando ao governante a maioria no parlamento para aprovação de todos os projetos.

No último domingo, por conta de uma manifestação chamada de “pacífica”, soube-se da agressão à um fotógrafo de um grande jornal do país, simplesmente porque estava cumprindo a sua tarefa profissional de tirar fotos das autoridades presentes ao evento. O profissional foi derrubado ao chão e recebeu vários chutes, pontapés e quando conseguiu se levantar para sair do local em que estava sendo atacado, graças ao auxílio de um colega de jornal, passou por um “corredor polonês”, tendo ainda recebido vários tapas e socos. “Corredor polonês” é uma expressão comumente utilizada para denominar uma passagem estreita formada por duas fileiras de pessoas que se colocam lado a lado, uma defronte à outra, com a intenção de castigar quem tenha de percorrê-la.

Também em Brasília, capital do país, um grupo de enfermeiros e enfermeiras protestavam pacifica e silenciosamente na Praça dos Três Poderes, quando foram agredidos por alguns manifestantes, sendo que uma destas profissional recebeu uma agressão corporal.

Comportamentos semelhantes a esses devem ser reprimidos por toda a sociedade e mesmo aqueles que aplaudem estas agressões, por entenderem que tal comportamento é uma resposta aos desmandos e corrupção ocorridos no passado recente, devem pensar se realmente compensa os brasileiros irem pelo caminho da violência e agressão.

As cores verde e amarelo geralmente usadas pelos manifestantes/agressores, são duas cores da Bandeira Brasileira, um dos símbolos nacionais, sendo que a frase “Ordem e Progresso” representa os ideais republicanos, baseados no positivismo, como a busca de condições sociais básicas através do respeito aos seres humanos, salários dignos, bem como o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.

O Brasil atravessa uma crise nunca antes vivida, tanto pelos efeitos da pandemia, que tem consumido vidas e todos os recursos do Estado e também das pessoas e empresas, pois o isolamento social tem impedido a realização da maior parte das atividades, assim como também uma situação grave atingindo os poderes da República e justamente por isso a população deve redobrar todos os cuidados e relembrar os princípios básicos de uma sociedade civilizada, especialmente o respeito pelo próximo e o direito à liberdade de manifestação e de pensamento.

Os exemplos negativos de comportamento inadequado de agressividade ou violência, mesmo partindo das mais altas autoridades do país devem ser afastados a todo custo, dando lugar à educação, civilidade e respeito ao próximo.

Em uma democracia é saudável as manifestações populares, mas nos dias atuais, em razão da gravidade da pandemia de proporções planetárias devem ser reduzidas para evitar as aglomerações. Contudo, um grupo não deve agredir um outro grupo e tampouco os profissionais da imprensa ou de enfermagem, devem ser atacados, pois cada qual tem as suas responsabilidades e reivindicações.

Continuemos nosso combate ao inimigo mortal e invisível, evitando aglomerações, mantendo distância segura entre as pessoas, usando as máscaras e mantendo as mãos limpas com água e sabão ou álcool gel.

Juntos somos mais fortes, juntos venceremos. O Brasil irá vencer o vírus. O Brasil precisa de todos nós.

Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Ourinhos. MBA em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá(em curso) . Sócio sênior da BCRC Consultoria em Comunicação.

** Revisão e colaboração  – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.