Onze Pacientes do setor de Hemodiálise da Santa Casa de Dracena testaram positivo para COVID-19

0
958
O governador do estado de São Paulo, entrega o novo centro de hemodiálise do hospital geral de Itaquaquecetuba.Data: 17/10/2015. Local: Itaquaquecetuba/SP. Foto: Gilberto Marques/A2img

NOTA PÚBLICA

A SANTA CASA DE DRACENA vem a público informar que neste último final de semana 11 pacientes renais crônicos que fazem tratamento no setor de hemodiálise testaram positivo para COVID–19, 10 outros pacientes do mesmo turno foram testados e apresentaram resultado negativo, mas realizarão novo teste amanhã e foram orientados a cumprirem quarentena conforme protocolos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

O setor foi imediatamente sanitizado pelos colaboradores do setor de limpeza e higienização, sob a orientação da CCIH – COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR, DIRETORIA TÉCNICA, DIRETORIA CLÍNICA e DIRETORIA ADMINISTRATIVA.

A contaminação foi contida no local, de modo que o hospital em si não está comprometido e os demais setores seguem sua rotina normal de atendimento. As autoridades sanitárias competentes já foram informadas do ocorrido e das medidas de contenção adotadas.

Não há casos graves entre os pacientes contaminados e eles seguirão o tratamento da síndrome gripal em casa, sem prejuízo da terapia renal, que ocorrerá em um turno especial, para evitar a propagação do vírus. Esse remanejamento dos pacientes contaminados evitará o risco de contaminação cruzada, sem diminuir a capacidade de atendimento do setor, nem prejudicar a continuidade da terapia renal.

O hospital esclarece que desde o início da pandemia o setor de hemodiálise adota medidas específicas de prevenção, segundo protocolos que vem sendo constantemente atualizados pelas autoridades sanitárias. É constantemente exigido dos pacientes renais o uso de máscara e de álcool, além do distanciamento padrão. E durante a pandemia não está sendo admitida a permanência de acompanhantes no setor.

Como medida preventiva, os pacientes renais crônicos são orientados diariamente a informar eventuais sintomas de síndrome gripal antes de comparecer às sessões de hemodiálise.

O fato ocorrido é mais um revés no combate à pandemia, potencializado pelo aumento do poder de propagação do vírus, mas que não fugiu ao planejamento estratégico da Santa Casa de Dracena e aos colaboradores treinados para a pronta contenção de eventualidades
deste tipo.

OSS – IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E MATERNIDADE DE DRACENA
Rua Virgílio Pagnozzi n°. 822 – Dracena – SP – CEP: 17.900-000 – Fone: (18) 3821-8466
CNPJ: 47.617.584/0001-02 – CNES: 2750988 – www.santacasadracena.com.br
Santa Casa de Dracena –  Patrimônio da Comunidade

A direção da Santa Casa de Dracena agradece o esforço de seus colaboradores, a compreensão das autoridades e da população em geral, e reforça o comprometimento com o combate à pandemia até as últimas instâncias.

Os protocolos de segurança contra contaminação dentro do hospital são praticadas rigorosamente, mas é preciso que toda a população adote as medidas de prevenção à Covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias no seu cotidiano, para diminuir a propagação do vírus, haja vista o esgotamento da capacidade do sistema de saúde existente.

Dracena – São Paulo, em 16 de março de 2021.
Diretoria Administrativa
Santa Casa de Dracena

Imagem Arquivo