Oi, sou uma proteína, me ajude a entrar

0
670

OI, SOU UMA PROTEÍNA, ME AJUDE A ENTRAR

*CLAUDIVAL CLEMENTE.

**CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

Os cientistas que estudam os vírus, tem verdadeiro fascínio pela forma de entrada e desenvolvem no organismo do ser humano. Porque são estudiosos e todo estudioso tem a chamada curiosidade profissional e também porque precisam ter estas informações para criar mecanismos de combate das doenças provocadas pelos vírus.

No caso do Covid-19, descobriram que o vírus invade o organismo se passando por uma proteína, a proteína “S” e os defensores do corpo não veem nesta “proteína” nenhum inimigo potencial e considerando a necessidade que o corpo humano tem de proteína, ajudam o vírus a usar a proteína, chamada de “S”, pois tem o formato de uma agulha. Camuflado o vírus faz uma replicação e uma simples célula camuflada se reproduz em até 100. Estes vírus, ainda camuflados se dirigem aos pulmões, provocando uma série de complicações, especialmente se a pessoa é idosa, tem imunidade baixa ou se é portadora de doenças crônicas.

O complicador do Covid-19 é que os sintomas da doença demoram até 14 dias para se manifestar no ser humano e, neste intervalo, já provocou a contaminação de todas as pessoas com quem teve contato, pois o vírus “viaja” pela saliva. Quando está falando o ser humano expele pequenas gotículas, que se atingem a boca, o nariz ou os olhos de outra pessoa, provoca o contágio, sem que nenhuma das pessoas tenha percebido nada. Normalmente uma pessoa provoca o contágio de outras 10 pessoas e assim sucessivamente.

Justamente nesta direção vários prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio, mantendo apenas os serviços considerados essenciais para a sociedade, para diminuir a quantidade de pessoas circulando pelas ruas ou se aglomerando em alguns locais. A maior parte das empresas decidiu enviar os empregados para o chamado “home office” (trabalho em casa), porque nos próximos 15 dias as transmissões atingirão o ponto máximo, considerando o aumento das doenças respiratórias,em razão da mudança da estação do ano, pois o outono normalmente é um pouco mais frio.

A intenção dos administradores municipais e também do governador do Estado é diminuir a quantidade de pessoas circulando e se acumulando em alguns lugares, incluindo os transportes públicos que na Capital e cidade maiores normalmente trafegam com lotação máxima.

Analisando a pandemia em outros países se verifica que este é o momento ideal para se fechar o comércio, escolas, repartições públicas e também os templos religiosos, pois faz parte da prevenção das doenças evitar a disseminação dos vírus.

Lamentavelmente o Presidente da República que deveria liderar os administradores públicos no combate ao covid19, desde o início das informações a respeito da contaminação se transformar em pandemia, como realmente ocorreu, mostrou-se cético, minimizando não somente o alcance do vírus, mas também tecendo severas críticas aos governadores e prefeitos que tomaram a dianteira nas providências.

Para complicar mais ainda a situação, em cadeia nacional de rádio e televisão, ignorando todas as orientações médicas, inclusive da Organização Mundial da Saúde, tratando o vírus Covid19 como uma “gripezinha”, condenando todas as medidas até aqui adotadas para combater o espalhamento da doença, enfatizando que o isolamento dos idosos e portadores de doenças crônicas seria suficiente para conter o avanço da doença.

A doença provocada pelo covid19 é uma doença respiratória grave, que pode atingir todas as pessoas, de qualquer faixa etária e se estas pessoas saírem do isolamento podem levar o vírus para as outras pessoas, perdendo totalmente o sentido do isolamento. Evidentemente que a economia do país será afetada, assim como foi em outros países que foram atingidos pelo vírus; mas as vidas humanas sempre serão mais importantes que a economia e a arrecadação dos tributos, como parece ser a preocupação do chefe do executivo federal.

O importante neste momento de crise mundial é seguir à risca as orientações dos médicos e enfermeiras, pois o Covid19 se mostra um vírus altamente letal. Em caso de extrema necessidade de saída da pessoa da residência, deve-se usar máscaras, muito embora a OMS oriente que o uso de máscaras deve se restringir às pessoas com diagnóstico confirmado. Contudo, a utilização das máscaras impede a eventual contaminação. Antes de se retirar a máscara tem que higienizar as mãos com álcool gel, retirar a máscara, descarta-la em lixo envolta em uma sacola plástica e, na sequência, aplicar novamente álcool gel nas mãos.

O álcool gel ou água e sabão tem a finalidade de “quebrar” a molécula do vírus, ou seja, o vírus tem uma “capa” e sem esta capa ele se torna fragilizado e destruído, impossibilitado de entrar em outro organismo, simulado de proteína e dizer aos soldados do corpo: “me deixem entrar….”

Do ponto de vista sanitário lavar as mãos com água e sabão, cobrir a boca durante tosses ou espirros, utilizando um lenço descartável ou mesmo o braço deveriam ser comportamentos absolutamente normais, que ao longo do tempo foram perdendo a utilização por grande parte da população; assim como o hábito de higienizar as mãos com álcool gel na falta de água e sabão.

Não se deve propagar o pânico, mas este vírus, que devido aos descuidos do país onde se originou acabou se transformando em uma pandemia – uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra – tem que ser combatido de todas as formas e a participação da população é fundamental, principalmente aderindo ao isolamento social.

Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. MBA em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá. Sócio sênior da BCRC Consultoria.

** Revisão e colaboração  – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.