O que penso sobre a reforma da Praça Rotary

0
1263

Quero aqui deixar bem claro, que é a opinião pessoal de um cidadão dracenense que está próximo de completar 60 anos que mora na cidade e conhece toda sua história.

Não quero me dirigir a Prefeito Municipal, a Vereadores, a Ministério Público, a responsáveis pelo Meio Ambiente, a Secretários, enfim a ninguém especificamente, não vou criticar, não vou elogiar, apenas me dirijo a pessoas de bom censo.

Começo querendo entender porque mexer em algo que está bom, que está funcionando, que está atendendo bem a população, em detrimento de muitos outros locais que poderiam ter melhorias necessárias que ali não precisa.

Quando o mundo clama através do Meio Ambiente, se cortam árvores lindas, frondosas, que fazem uma sombra incrível e agradável. Será que há vinte e poucos anos quem plantou as árvores no local realmente foi errado? Não sabia qual espécie seriam as ideais para uma praça? Mesmo que sejam plantadas outras no local, vão mais muitos anos para crescer, e ai provavelmente não estarei aqui para conferir quem está certo, se as pessoas que cuidam das coisas hoje ou de tempos atrás.

Será que ao menos em respeito, os rotarianos que pelo menos uma vez ao ano plantam uma árvore naquela Praça que eles emprestam o nome “Praça Rotary”, foram consultados se eram favoráveis ou o que achavam das mudanças?

Temos exemplos da saudosa Praça da Bandeira, que parece ser marco de cada administração que passa pela cidade no intuito de melhorar (já foram feitos até caixotes) e parece que existe um “feitiço” desde que passou a se chamar Praça Arthur Pagnozzi, dando nome há grande cidadão e um dos pioneiros da cidade, muda, muda, e nunca mais foi a mesma, só tem piorado, não é digna de uma cidade como Dracena.

Será que em vez de se investir tanto em um só local, um valor considerável, não seria mais interessante “dividir o pão” e atender um número maior de locais, tipo fazer calçamento, colocar bancos e melhorar o aspecto de outras Praças? No próprio setor Leste da cidade tá cheio de praças que tem apenas e tão somente árvores plantadas e vez e quando é dado uma roçada no mato. Porque não usar pouco dinheiro e fazer mais locais?

Por conta de nosso trabalho vimos e ouvimos os mais diversos comentários, inclusive de moradores das imediações da Praça Rotary, e não temos nenhuma situação em que exista um munícipe eufórico com essa obra, a grande maioria absoluta é contrária e acha um absurdo o que está sendo feito.

Observamos os mais diversos setores, até a forma como foi aprovado com rapidez a obra e todos ficam perguntando, como se resolveu fazer isso e já está fazendo, enquanto Teatro Municipal, a própria Praça da Matriz e tantas outras obras estão emperradas na burocracia.

A história nesses quase sessenta anos que aqui estamos se repete, ou seja, nos três primeiros anos tem que colocar a casa em ordem, no último ano obras no intuito de tentar mostrar que é uma grande administração, ou seja fazer em meses o que não fez em mais de três anos, e ai o de sempre, contas e mais contas para o sucessor pagar, e se reeleito, vamos que vamos.

Fica ai então o desabafo como cidadão que somos e pagadores de impostos, não só na Praça Rotary, mas em todos os setores da cidade, será que está sendo feito o melhor? Será que a maioria está contente? É isso mesmo que o povo quer dos administradores?

 

 

Jorge Luiz Zanoni – morador de Dracena a 60 anos