Gaslighting é uma forma sutil e poderosa de abuso psicológico e tem um impacto negativo na vida da pessoa que sofre abuso. Pode acontecer com homens e mulheres. O agressor manipula a vítima a ponto de ela duvidar de sua própria inteligência. Essa manipulação é uma forma de violência devastadora que afeta a autoestima e a saúde mental do indivíduo.
A vítima convive com uma sensação de medo e insegurança em relação ao agressor porque ele distorce todas as informações, manipula o ambiente de maneira que ela se sinta constantemente confusa e incerta sobre o que é verdadeiro, e passa a duvidar de si mesmo. Tem a impressão de que tudo que faz é errado, sente-se dependente da opinião da outra pessoa.
Sempre que algo acontece ele diz:” você enlouqueceu? A culpa é sua, isso é coisa da sua cabeça, para com esse drama, é você que entende tudo errado, nossa como você é sensível, não sei do que você está falando só estava brincando, para de implicar com tudo”. A vítima é frequentemente levada a acreditar que está exagerando quando expressa suas emoções. Muitas vezes, o abusador faz com que a vítima se sinta culpada por algo que ela não fez.
O gaslighting acontece de forma lenta e repetidamente, isso pode levar a vítima a dependência do abusador, se isolar, ter baixa autoestima, com confusão mental, ansiedade e até mesmo depressão ou se desconectar da realidade e fica difícil para a vítima sair da situação, mesmo quando reconhece que algo desconfortável aconteceu.
O apoio emocional e psicológico e vital para aqueles que foram afetados por essa forma de abuso. Se você ou alguém que você conhece está passando por isso procurar um profissional qualificado pode ser um passo importante para a recuperação.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418