O Medo…

0
674

O MEDO…                                                                                                       

 

*CLAUDIVAL CLEMENTE.

**CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

O medo é um sentimento que está presente em todos os seres humanos, exceto algumas pessoas que têm algum desvio psicológico ou psiquiátrico, simulando a inexistência do medo por sentimento de agressividade.

Mas ao mesmo tempo é um mecanismo de preservação da espécie e para evitar que o ser humano se envolva em situações de perigo, que possam causar danos ou mesmo a morte.

Deste ponto de análise, o medo é um sentimento positivo, que pode e deve ser utilizado a favor do próprio ser humano, tomando as devidas precauções para que este medo não se torne uma fobia, pois este é um sentimento doentio que causa vários distúrbios no corpo humano.

Atualmente o medo que permeia a quase todos os seres humanos é de ser infectado pelo vírus SARS-Cov2,  vírus que provoca a Covid19, salvo as que não tem noção da alta transmissibilidade e da letalidade do vírus que se encontra espalhado pelo planeta. Justamente porisso os governadores fizeram tanto empenho em decretar o isolamento social, com fechamento das atividades não essenciais; ou seja, para evitar a contaminação de grande parte da população, para diminuir a ocupação dos leitos hospitalares.

Mas o medo acaba se transformando em cuidado ou precaução, evitando se expor em atividades desnecessárias enquanto não forem desenvolvidas as vacinas, o que ainda irá demandar um tempo razoavelmente longo, pois desenvolver uma vacina é uma atividade científica excessivamente complexa, envolvendo vários testes e várias fases.

O cuidado de acordo com as orientações dos profissionais de saúde é ainda a melhor forma de evitar a propagação do vírus, que deu uma trégua para os paulistanos e moradores da região metropolitana e se descolocou para o interior; aliás, como já era previsto pelas autoridades sanitárias do país.

Os prefeitos que antes pressionavam o governo do Estado para flexibilizar a economia, desta feita estão enfrentando questões jurídicas propostas pela associação dos supermercados, pois defendem que o lockdown( suspensão completa de todas as atividades comerciais, excetos postos de gasolinas e farmácias), traz mais prejuízos para a sociedade, porque provoca aglomeração nas lojas nos dias que antecedem ao fechamento e também nos dias posteriores.  O ideal seria a limitação de pessoas dentro das lojas, além de todas as medidas protetivas que já deveriam estar implantadas, como utilização do aparelho que mede a temperatura de cada cliente, o oferecimento de álcool gel na entrada e dependências do estabelecimento e a higienização dos carrinhos e das cestinhas antes de serem entregues aos clientes para utilização nas compras. Dentro das lojas, especialmente nos caixas, deve existir sinalização de solo, indicando onde cada cliente deve se posicionar, para evitar ficar menos de 1 metro e meio de outro cliente, para exatamente evitar um provável contágio. Os colaboradores além de máscaras e luvas devem usar também as “viseiras”, pois devido ao contato intenso e frequente com clientes podem ser fontes de transmissão ou mesmo serem contaminados.

As máscaras de proteção facial devem ser utilizadas o tempo todo por todas as pessoas que saem de suas casas para alguma atividade externa, mesmo que seja dentro do condomínio ou na calçada da residência ou escritório.

Assim fazendo, se utiliza o medo da melhor forma possível, pois evitar o contágio do SARS-Cov2 é uma obrigação, um ato de cidadania, pois mesmo estando fora do grupo de risco, que é composto por pessoas idosas e portadores de doenças crônicas ou pacientes em reabilitação, o cuidado deve ser o mesmo para evitar se transformar em um vetor, ou seja, uma pessoa assintomática, porém transmissora dos vírus.

Vamos manter todos os protocolos de prevenção e precaução no combate ao SARS-Cov 2, mantendo os cuidados de distanciamento social e higiene pessoal .Importante sempre lembrar de lavar as mãos com frequência, com água e sabão durante 20 segundos ou higienizar com álcool gel 70%, evitar tocar a boca, o nariz e os olhos com as mãos e cobrir a boca quando tossir ou espirrar.Saindo de casa, use sempre as máscaras, com a devida cautela, evitando aglomerações. Nunca toque na máscara e não é necessário baixar ou tirar a máscara para falar ao celular ou ouvir ou gravar alguma mensagem no watts. A máscara é a melhor proteção no momento.

Juntos somos mais fortes, juntos venceremos. O Brasil irá vencer o vírus. O Brasil precisa de todos nós.

Participe enviando dúvidas, comentários ou sugestões parabcrcnews.wixsite.com e também  no facebook, onde podereler este e outros artigos. Até a próxima.

*Formado em Direito pela UENP – Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Ourinhos. MBA em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá(em curso) . Sócio sênior da BCRC Consultoria em Comunicação.

** Revisão e colaboração  – Administrador de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.