O FUTURO JÁ ESTÁ AQUI…
*CLAUDIVAL CLEMENTE
*CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE
Os robôs passaram por um grande avanço, deixando de ser apenas um dispositivo mecânico, que simplesmente fazia alguns movimentos repetitivos, para se tornar um importante prestador de serviço, capaz não somente de executar os comandos, como decidir quais e de que forma executar as tarefas que são confiadas.
Com o surgimento da internet das coisas – que é a conexão interdigital dos aparelhos com a internet – assim como a evolução da inteligência artificial, ocorreu um imenso salto de qualidade e otimização dos robôs; ou simplesmente bots, na expressão de alguns cientistas.
O mais intrigante, porém, na evolução dos bots é a capacidade alcançada pelos especialistas em projetar e produzir equipamentos independentes, que sabem o tipo de trabalho a ser realizado, bem como, em conexão com a inteligência artificial à qual está conectado, receber orientações, alterar o cronograma das tarefas, assim como fazer contato com outras máquinas ou mesmo bots por intermédio de transmissão wifi (tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio), alterando até mesmo a configuração inicial.
É o caso de um botexibido em uma feira de tecnologia(***), desenvolvido para trabalhos de carga e descarga em caminhões e vans, sem cabeça, mas com braços e pernas semelhantes às de seres humanos, com possibilidade de utilizar uma perna só ou mesmo contornar algum obstáculo.
Este bot também está capacitado para interagir com os caminhões e carros inteligentes, acessando, inclusive, por meio de dados encontrados nos arquivos em nuvem (dados em uma rede de servidores que é acessada pela internet) fazer as entregas de acordo com os pedidos dos clientes, tais como dia e horário. A conversa do bot poderá ser, de igual forma, com outros depósitos ou armazéns da mesma empresa. Em caso de algum imprevisto, o bot se comunica com outro dispositivo ou um ser humano para resolver a situação.
Este robô foi projetado para em um futuro não muito distante se comunicar também com os veículos, com outros bots, com depósitos, armazéns e também com os seres humanos, desde que estejam conectados à rede.
Imagine uma cena do futuro e imagine o robô, capacitado para exercer quaisquer atividades, comunicando-se com tudo e com todos, incluindo os humanos, totalmente multifacetado…mas esteja preparado: o futuro está próximo, mais próximo do pensa.
Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.
*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. Sócio sênior da BCRC Consultoria.
** Revisão e colaboração – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.
*** CES ConsumerEletronics Show, Las Vegas, EUA, estand da Ford