Munícipe relata que teve dengue e como foi tratado(a) com descaso. Alguém tem visto ações efetivas no combate pela cidade?

0
775

Ontem (16), fizemos uma matéria sobre a Dengue em Dracena, que repercutiu sobremaneira as ações da administração da cidade, na maioria dos comentários, de forma negativa.

Uma entre as 2.332 pessoas infectadas pela mosquito (números oficiais de 2020 até terça-feira (14), fez um depoimento diretamente ao Site JZ relatando o que aconteceu com ela, pois viveu na pele todas as intempéries que a doença causa.

Queremos informar aos governantes, que é pessoa séria, do bem, esclarecida e que não se conforma com o descaso que viveu no período que esteve acometida recentemente da doença. Veja o que nos foi relatado:

“Contrai a tal da Dengue, desespero!!! Liguei no setor competente para comunicar o caso aqui no meu bairro. A atendente me respondeu que meu comunicado era muito importante para os “números da Secretaria”, mas que eu “poderia ficar tranquila” já que “eles seriam notificados pelo Laboratório…”. Argumentei que a minha ligação tinha a finalidade de alertar “focos no local onde moro”. (Pensei que iam enviar equipes para verificação, dedetização/nebulização)… A atendente simplesmente me disse que não tinham “planos para fazer nada no meu bairro,  porque já tinham feito bairros ao redor do meu e estavam do lado oposto da cidade atendendo outro setor…”. “Desliguei atônito(a)”. Corri para tomar as minhas providências, pois estava muito mal, nem realizei o exame de comprovação, já que tenho meios e no tratamento foi confirmada a doença, inclusive através das reações cutâneas. “Desanimadora a falta e atenção que tive”.
Continua a pessoa: Em nossa vizinha Junqueirópolis, qualquer suspeita, repito suspeita, o ESF comunica a Prefeitura e imediatamente eles adotam as ações. Fazem visitas em todos os domicílios do quadrante pertinente à moradia do adoentado; nebulizam, etc… “Tenho parentes lá, inclusive médicos que ficam maravilhados e não cansam de enaltecer o trabalho com a prontidão de como é dado atenção naquele município.

Satisfeito(a) em ter relatado o descaso que suportei, peço que algo seja feito, pois ninguém merece passar o que eu passei.

Agora acreditem: Um Agente da Vigilância passou pela minha casa e disse que virão nebulizar com o veneno o mais rápido possível. Menos mal, porque eu já estou curado(a), mas outras pessoas podem estar precisando. Também causou estranheza o despreparo das pessoas que nos visitam, pois em uma bacia com ácido escuro que meu marido havia preparado para lavar pedras, acharam que fosse água parada, e jogaram fora o líquido. Disse um membro da família que atendeu a visitadora e não sabia que era solução de ácido, que a (agente) foi embora e deve estar pensando até agora que era “água parada de dengue”. Quero morrer!!!!

Aí então está relatado o desabafo de uma pessoa que goza de total confiança do Site JZ. Ficamos imaginando o que tem sido, se tem sido e como tem sido o que estão fazendo para eliminar os focos da Dengue em nossa cidade. Não vemos ação nenhuma, até porque se fazem não divulgam. Diante de um depoimento desse, é muito difícil acreditar que alguma ação efetiva esteja acontecendo.

Jorge Zanoni