Mídia Digital e pós-globalização em nível “Glocal”

0
455

MÍDIA DIGITAL E PÓS-GLOBALIZAÇÃO EM NÍVEL “GLOCAL”…

“Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana.” (Stephen Hawking)

“A nova onda de inteligência artificial não nos traz propriamente a inteligência, mas um componente crítico dela: a previsão.” (Ajay Agrawal)

Sérgio Barbosa (*)

Não se pode deixar de registrar que o PLANETA MÍDIA está em constante transformação em todas as áreas do MERCADO ORGANIZACIONAL, desta forma, faz-se necessário estar CONECTADO com os denominados PROCESOS MIDIÁTICOS neste TEMPO NOVO TEMPO…

É importante saber disto e mais aquilo dos FATOS em meio aos BOATOS ou vice-versa, além do mais em meio ao tudo de menos, TODO CUIDADO É POUCO com as famigeradas FAKE NEWS em nível GLOCAL, ou seja, do GLOBAL para o LOCAL…

Tal qual o que ocorre de um lado, bem como, do outro lado, pode ser que seja tudo do mesmo lado e ponto quase final, portanto, cada qual deve buscar a INFORMAÇÃO de acordo com os FATOS REGISTRADOS e  confirmados pelas FONTES CONFIÁVEIS…

O MUNDO É UMA ALDEIA GLOBAL, como afirmou o mago da mídia no passado, ou seja, McLUHAN, assim, de um jeito ou de outro, faz-se necessário estar sem CONEXÃO com a QUALIFICAÇÃO, tendo em vista as NOVAS EXIGÊNCIAS na área ORGANIZACIONAL…

Os meios midiáticos que são acessados sem muitos CRITÉRIOS pelos/as INTERNAUTAS, ainda, patrocinados e mediados pelas denominadas PLATAFORMAS DIGITAIS, continuam MANIPULANDO tudo e todos/as em nome do PODER ECONÔMICO/COMERCIAL…

Tais atividades MIDIÁTICAS, proporcionam milhares de possibilidades para o atual CENÁRIO nos quatro cantos do PLANETA MÍDIA, porém, sempre existe a REFLEXÃO CRÍTICA para fazer frente ao SENSO COMUM neste TEMPO NOVO TEMPO…

Assim, torna-se fundamental para TODOS/AS uma tomada de POSIÇÃO, haja vista o JOGO VICIADO patrocinado pelo PODER das ORGANIZAÇÕES que desenvolvem atividades na área da MÍDIA DIGITAL…

Afirmou o pensador do outro tempo que NAVEGAR É PRECISO, todavia, apenas quem está neste CONTEXTO PLURAL pode saber qual a melhor OPÇÃO, considerando que existem MILHÕES DE OFERTAS neste MERCADO DIGITAL…

Entendo que estamos na ERA DA PÓS-GLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA, entretanto, pode ser até uma METAGLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA, porém, não tem mais volta e tudo está acima de TODOS/AS, bem como, sempre prevalecendo os interesses do MERCADO em tempo de PÓS-GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA…

O denominado PLANETA MÍDIA como denominou o pesquisador DÊNIS MORAES na década de 90, continua mais atual do que nunca nestes meios MIDIÁTICOS para muitos DESENCONTROS, desta vez, patrocinados e determinados pela IA- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

___________________________________

(*) jornalista diplomado e pesquisador da cátedra unesco/umesp de comunicação para o desenvolvimento regional.

e-mail: barbosa.sebar@gmail.com