MERCADO, PICARETAS E PROVÍNCIA…
“Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso fazer.” (Goethe)
Sérgio Barbosa (*)
Faz alguns anos, o então diretor do jornal “Diário do Oeste” (Adamantina-SP), Antônio Vítor, solicitou um artigo sobre a predominância dos famigerados “picaretas” que buscam patrocínios e patrocinados para esta ou aquela publicação nestas terras provincianas…
O que se pode destacar daquele tempo para este novo tempo novo, é que pelo jeito, as coisas continuam na mesmice de sempre ou até pioraram para este ou aquele lado de um mesmo lado…
O mercado provinciano em nível REGIOCAL, ou seja, do REGIONAL PARA O LOCAL, continua se rendendo aos parasitas de sempre, ou seja, as publicações que aparecem e desaparecem num “piscar de olhos” pra variar, os empresários ficam sem saber onde foi parar o INVESTIMENTO nesta ou naquela PROPAGANDA de ocasião…
E o pior de tudo, são publicações sem registro e muito menos “expediente” profissional para informar aos leitores em geral que é o responsável ou qual editora está por trás da tal publicação em pauta…
Desta forma, é lamentável que tais desencontros continuem ocorrendo na província, porém, cada qual sabe onde aperta o seu cinto ou a sua cinta, dependendo de cada caso…
O poder público local por meio de fiscalização, deveria estar em sintonia com tais publicações, tendo em vista que as mesmas não publicam “expediente”, assim, também, não recolhem os devidos impostos para os cofres públicos…
Mas, acredito que não se pode esperar respostas destas indagações, considerando que existem outros interesses por trás disto ou daquilo, porém, faz-se necessário uma reflexão sobre o tema em pauta…
O mercado local trabalha com foco no regional, considerando as novas propostas mediadas pela pós-globalização midiática em tempo de PANDEMIA, todavia, os ditos “picaretas” continuam desenvolvendo práticas diversas e CRIATIVAS neste MERCADO com propostas mais do que duvidosas…
Este novo tempo novo, exige compromisso de ambas as partes, bem como, técnicas mercadológicas por meio das pesquisas de campo em busca das respostas que o mercado considera como “público alvo”…
Neste CENÁRIO, os/as EMPRESÁRIOS/AS e EMPREENDEDORES/AS deste contexto PLURAL em todas as áreas do MERCADO, estão mais do que CONECTADOS com as TEORIAS dos 4 P´s (Produto, Praça, Preço e Promoção) por meio das ações patrocinadas pelo MARKETING DIGITAL…
Ainda, não se pode deixar de lado, que se faz necessário desenvolver uma PESQUISA DE MERCADO para todos os desencontros possíveis, bem como, buscar apoio na proposta de Gestão da ANÁLISE OU MATRIZ “SWOT” (FOFA)…
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(*) Jornalista diplomado, professor universitário e consultor na área de gestão em mídia organizacional.
e-mail: barbosa.sebar@gmail.com