Jovem de Dracena dá depoimento sobre o Narguilé após ficar 19 dias na UTI em Coma

0
12574

Oii pessoal!!
Decidi contar minha história para voces, pois talvez sirva como alerta e ajude a evitar que mais pessoas passem pelo que eu estou passando….POR FAVOR PAREM DE FUMAR NARGUILÉ!
Meu nome é Taísa, tenho 23 anos e moro em Dracena SP, nesse exato momento estou a mais de 20 dias internada me recuperando aos danos que o NARGUILÉ causou no meu corpo recentemente. Há um tempo vinha sentindo fortes dores nas costas e sempre que ia ao pronto socorro da minha cidade os médicos diziam que era problema na coluna, porém no dia 25 de dezembro fui as pressas para a Santa Casa passando muito mal, me medicaram e voltei para minha casa, mas no dia 26 retornei novamente praticamente desmaiada de tanta dor, me internaram diretamente na UTI.
Resumindo um pouco de tudo que aconteceu, os médicos não entendiam de onde vinha essa dor e como eu só piorava eles me entubaram e me colocaram em coma induzido, fiquei 19 dias em coma, durante esse tempo meus familiares me disseram que fui diagnósticada com pneumonia e infecção nos órgãos como, fígado, rins, basso e na urina, enfim estava com uma infeção chamada SEPTICEMIA causada pelo USO DO NARGUILÉ!
Durante o tempo que fiquei em coma foram drenados litros de líquido dos meus órgãos infectados, os médicos achavam que eu não sobreviveria, pois não respirava mais sozinha, somente com as máquinas, mas graças a Deus eu sobrevivi por um milagre 🙏
Nesse momento estou há 4 dias fora da UTI, tentando voltar aos poucos, ainda não consigo andar porque fiquei muito tempo deitada, tenho dores muito fortes, febre entre outros sintomas. Mas o que me importa é que estou viva! Sei que minha vida a partir de agora será completamente diferente por conta disso.
Não foi fácil para mim, minha família e amigos presenciar tudo isso, mas eles foram e são essenciais pra eu ainda estar aqui ❤️
Fica meu alerta a todos que usam NARGUILÉ, a gente nunca acha que vai acontecer com nós, mas sou a prova que isso não é mito, só PAREM POR FAVOR, não desejo o que estou passando há ninguém!
Muito obrigada há todos que vem me ajudando de certa forma durante esse tempo, que Deus abençoe vocês 🙌❤️ CONTINUEM ORANDO POR MIM PFVR 🙏❤️
COMPARTILHEM se puderem para que possa alcançar mais jovens que fazem o uso do NARGUILÉ.

Riscos do uso de narguilé

Os riscos do uso de narguilé são grandes, pois ele pode ocasionar problemas cardiovasculares e respiratórios e a contaminação por agentes como o vírus causador da herpes.

narguilé definitivamente está na moda e caiu no gosto do brasileiro. Também conhecido como cachimbo d’água, o narguilé teve sua origem na Índia e atualmente é usado por mais de 100 milhões de pessoas em todo o planeta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em nosso país, pelo menos 212 mil pessoas fumam narguilé.

→ Como funciona o narguilé?

O narguilé possui um reservatório central que se assemelha a um vaso, onde se deposita água pura ou associada a outro líquido. Ligado a esse reservatório está o fornilho, local onde se coloca o tabaco. Acima do tabaco é colocada uma tela que sustentará um carvão em brasa que será usado para acender o cachimbo. Na porção superior do narguilé, há uma mangueira, por onde se aspira a fumaça. Na porção final dessa mangueira, há uma piteira.

O mecanismo de funcionamento do narguilé é bastante simples. Inicialmente, o carvão em brasa esquenta o tabaco, produzindo uma fumaça. Essa fumaça segue em direção à base, onde será resfriada pela água. A fumaça resfriada segue então para a mangueira até chegar à boca do usuário.

→ Quais são os efeitos nocivos do narguilé?

Apesar do que muitas pessoas pensam, os danos decorrentes do uso do narguilé são grandes e não são menos perigosos que os danos resultantes do uso do cigarro. Isso significa que pessoas que fazem uso desse famoso cachimbo podem desenvolver doenças cardiovasculares e respiratórias, dependência, impotência e o desenvolvimento de cânceres, como o de pulmão e boca.

Um estudo publicado na Public Health Reports em 2016, intitulado “Systematic Review and Meta-Analysis of Inhaled Toxicants from Waterpipe and Cigarette Smoking”, comprovou que o uso do narguilé expõe uma pessoa a níveis muito maiores de substâncias tóxicas que o cigarro. De acordo com o estudo, uma sessão de narguilé expõe uma pessoa cerca de 2,5 mais vezes à nicotina do que o cigarro.

Fato é que pessoas que fazem uso do narguilé utilizam o cachimbo com frequência relativamente menor do que os fumantes usam o cigarro. Entretanto, em uma sessão, que pode durar até uma hora, uma pessoa inala a fumaça correspondente a aproximadamente 100 cigarros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale frisar ainda que o carvão utilizado para acender o narguilé também origina fumaça, aumentando a quantidade de substâncias tóxicas às quais uma pessoa é exposta. Além disso, muitos médicos alertam para outros problemas decorrentes do uso do narguilé. Como normalmente a piteira é compartilhada com várias pessoas, é aumentado o risco de contrair doenças contagiosas, como a herpes e a tuberculose.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/riscos-uso-narguile.htm

Autorizado a divulgação por Taisa Cristiane, cópía fiel do https://www.facebook.com/taisa.cristiane

Jorge Zanoni