Jornalista pede direito de resposta sobre a matéria: Discussão sobre subsídios de políticos vai parar na Polícia

0
930

Segue na íntegra a materia noticiada pelo Site JZ, compartilhada do Blog Bastidores da Notícia, com Foto Ilustrativa, alem da resposta na íntegra do solicitante. 

Serão postadas nos mesmos locais publicados.

Jorge Zanoni

 

Discussão sobre subsídios de políticos vai parar na Polícia

NOTA DO JORNALISTA CARLOS VOLPI.

O Portal Alta Paulista Já, por meio do seu jornalista responsável e proprietário, Carlos Volpi, com registro no MTB 83.043/SP, com direito legal de exercer a profissão, vem a público através desta nota esclarecer sobre a divulgação da notícia veiculada no dia 23/06/2023, em suas redes sociais, instagram e facebook, dos projetos de leis de autorias do legislativo e executivo que dispõem sobre o subsídio do prefeito, vice-prefeito e dos secretários municipais, além dos vereadores.
Além disso, da acusação de fake News publicada em vídeo nesta segunda-feira, (26), na página da rede social Hora da Notícia, intitulada como empresa de mídia/notícias e um boletim de ocorrência lavrado na delegacia de polícia sobre difamação.
O Portal Alta Paulista Já, não compactua com notícia falsa e sim, com o jornalismo de credibilidade e imparcialidade, princípios básicos da democracia e sobretudo, levar a informação de relevância para o interesse da população.
Pois bem, em relação a matéria publicada por este veículo, como havia informado através de uma fonte confiável, em nenhum momento foi dito que os subsídios das autoridades municipais iriam ser votados na sessão ordinária da Câmara de Dracena, na data do dia 26 deste mês, e que sim “deveriam”. Além disso, na matéria ressalta que se os projetos se fossem discutidos e votados em regime de urgência, valeriam os reajustes para 2025-2028.
Os projetos são protocolados e dependem de assinatura de nove vereadores (2/3 da Câmara). Devem ser lidos na sessão e podem ser colocados em regime de urgência.
Para isso, é necessário que um vereador submeta ao Plenário um requerimento nesse sentido. Sendo aprovado, o projeto dispensa a necessidade de parecer jurídico e das comissões.
Ao ser incluído na pauta, o Plenário é soberano para aprovar ou rejeitar o projeto, conforme o disposto no regimento interno da Câmara Municipal, nos artigos 134 a 137.
Em nenhum momento, a matéria quis ofender ou degrenir a imagem das autoridades, e sim, tornar público os valores atualmente do prefeito, presidente da câmara, vereadores e secretários municipais ganham e ganhariam se os projetos fossem aprovados para 2025-2028.
Devido ao interesse público, a matéria teve repercussão e outros veículos de comunicação de Dracena noticiaram após a publicação, sendo que, um deste veículo, informou que alguns vereadores seriam a favor e outros contra tais projetos citados.
Sobretudo, ao saber da notícia, o Ministério Público (MP-SP), através do promotor de justiça, Antonio Simini Jr, solicitou informações dos projetos com prazo de 24h, sendo respondido pelo legislativo, no prazo legal.
É através do artigo 5º, em seu inciso XIV da Constituição Federal, que é assegurado a todos o acesso à informação resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional e além disso, do artigo 5º, inciso IX, da constituição federal, do livre acesso à informação e liberdade de imprensa.
Mediante ao exposto e ocorrido, o Portal Alta Paulista Já está tomando as medidas cabíveis e legais.
Fonte: https://www.facebook.com/photo?fbid=226996063515133&set=pcb.226996190181787