Incêndio atinge área verde de ilha no Rio Paraná na região de Castilho

0
1312

Ilha é extensa e tem cerca de 18 quilômetros de uma ponta a outra.

Durou pelo menos três dias o incêndio que destruiu uma das maiores ilhas de água doce do centro sul brasileiro – que fica em Castilho (SP), na região noroeste paulista, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Na área por onde o fogo passou, restaram apenas cinzas e troncos de árvores totalmente queimados. A ilha é extensa e tem cerca de 18 quilômetros de uma ponta a outra.

Segundo os moradores da região, o fogo começou no fim de semana. Por causa do vento e da vegetação bem seca se alastrou com facilidade. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

A Ilha Comprida, que já foi habitada, era distrito de Três Lagoas (MS). Ela fica no meio do Rio Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo, num trecho que faz parte do reservatório da hidrelétrica de Porto Primavera.

A área é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e pertence a concessionária da usina. Sem moradores há quase 20 anos, a ilha é refúgio de várias espécies de aves, répteis e mamíferos.

“É um local que tem onça, capivara, cateto, pássaros. Creio que nessa proporção muitos morreram”, afirma o dono de pousada na região Marcelo Carlos Pinto.

No fim da tarde desta terça-feira (13), equipes da Polícia Militar sobrevoaram a área com o helicóptero Águia e bombeiros também foram até o local pra fazer um monitoramento do local.

Eles disseram que o fogo queimou boa parte da ilha, mas que o incêndio já foi controlado. A Cesp, concessionária da hidrelétrica mais próxima dessa ilha, disse que vai mandar equipes para a ilha para avaliar esse estrago.

Fumaça na ilha dá para ser vista de longe no Rio Paraná — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/08/13/incendio-atinge-area-verde-de-ilha-no-rio-parana-na-regiao-de-castilho.ghtml