Heliofobia: causas, sintomas e tratamentos (por Cidinha Pascoaloto)

0
1627

Heliofobia é uma fobia específica que desencadeia extrema ansiedade, medo intenso e incontrolável quando a pessoa se expõe a luz solar. Esse medo muitas vezes é irracional e incapacitante, e as pessoas com esse distúrbio também têm medo de luz interna brilhantes.

 O medo da heliofobia está relacionada com a possibilidade de se desenvolver câncer de pele, rugas e do envelhecimento precoce. Essa fobia pode interferir na habilidade do indivíduo em participar completamente de atividades e reduz a sua capacidade de vida saudável.

Para essas pessoas quem se expõe ao sol está se aventurando. Quando necessário se expor ao ar livre a pessoa fica perturbada de forma intensa, ela faz uso de muitas roupas e de óculos de sol antes de se expor. Nesse momento a ansiedade aumenta. Ela sente dificuldade diante de atividades necessárias como ir ao trabalho ou levar os filhos para a escola.

 Os sintomas mais comuns dessa fobia são: Batimento cardíaco acelerado, ataques de pânico, falta de ar ou respiração rápida, palmas das mãos suadas, náuseas ou enjoo, entre outras. A heliofobia pode se desenvolver na infância ou até mesmo na idade adulta e pode ter base genética ou ser hereditária.

Alguns acontecimentos traumáticos como sofrer de queimaduras solar graves na infância e o medo de que isso possa acontecer novamente e esses pensamentos podem aumentar a probabilidade de desenvolver heliofobia.

 Pais que tem heliofobia podem transmitir o medo para os filhos. Essa fobia pode ser tratada com terapias e com um psicólogo da área comportamental e em alguns casos é necessário acompanhamento médico para o controle da ansiedade.

Com o diagnóstico correto e o tratamento apropriado, muitas pessoas podem encontrar alívio e retomar suas atividades diárias sem o desconforto causado pela heliofobia.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418