Fóssil de dinossauro é descoberto em Marília, no estado de São Paulo

0
666

Paleontólogos descobriram o fóssil de um dinossauro na duplicação da rodovia SP-333, no interior de São Paulo.

Um resquício fossilífero que se trata de um osso que foi localizado em talude criado durante a abertura da nova faixa dessa estrada e tudo indica que o fóssil seja o pedaço de fêmur de um Titanossauro, dinossauro que habitava a região por volta de 70 milhões de anos atrás.

Em Marília não foi a primeira vez que encontraram vestígio do dinossauro de cauda e pescoço longos, que podem ser herbívoros e que tinham um tamanho em média 20 metros de comprimento.

A cidade de Marília está na Bacia Sedimentar do Paraná, mais precisamente sobre a Formação Bauru, uma área no centro-oeste de São Paulo, e que se estende para o Triângulo Mineiro e o sul de Goiás. A Bacia do Paraná é formada por rocha sedimentar, que na Era Mesozoica período cretáceo, viveram os dinossauros, sendo propícia para a preservação de vários répteis gigantes.

Quem explica é o Paleontólogo e coordenador do museu de paleontologia de Marília, Willian Nava. Nava descobriu o primeiro fóssil de titanossauro em Marília, em 1993. Agora ele é um dos responsáveis por preparar a nova descoberta para exposição no museu.

Esa descoberta do fóssil foi há mais de dois meses. Desde então, as obras na rodovia SP-333 foram interrompidas para a retirada desse material, e efetuadas novas pesquisas na área, mas não foi possível localizar o restante do esqueleto do dinossauro e, as obras serão retomadas.

Essa descoberta foi anunciada, depois de passado algum tempo, para tentar evitar curiosos no local.

Esse fóssil (o osso de Dinossauro) ficará exposto ao público depois da reinauguração do Museu de Paleontologia de Marília, prevista para neste 2022.

Este exposto foi retirado da Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi, a título de curiosidade dos animais e vegetais que povoaram nosso estado em Eras e Períodos Geológicos passados.

Laércio Peres