Com sede em Araçatuba, compra da UniToledo é apontada como estratégia pelo grupo de educação para ganhar o mercado paulista e a expansão da faculdade para cidades vizinhas.
O Centro Universitário UniToledo, com sede em Araçatuba (SP), foi vendido para o grupo de educação YDUQS por R$ 102,5 milhões. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (12) pelas duas empresas. O valor total será parcelado durante três anos.
A YDUQS, dona do Grupo Estácio, é um dos maiores grupos de educação do país. Segundo o grupo, a aquisição tem caráter estratégico, abrindo um crescimento para a empresa no interior de São Paulo, um dos maiores mercados do país.
A UniToledo tem mais de 50 anos de fundação e atualmente conta com cerca de 5,3 mil alunos.
A YDUQS afirma que manterá a marca UniToledo e diz que investirá em novos cursos e laboratórios, além de se expandir para municípios vizinhos abrindo unidades presenciais e no Ensino a Distância (EAD).
A UniToledo está em processo de credenciamento para lançar seu EAD e, caso o projeto seja aprovado, poderá abrir até 250 polos por ano. Caso o MEC credencie o EAD da UniToledo, haverá um pagamento adicional de R$ 15 milhões.
Em 2017, a instituição recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação e, em 2018, obteve nota 5 no Conceito Institucional. A entidade tem o status de Centro Universitário e oferece 25 cursos de graduação e 18 cursos de pós-graduação.
A conclusão do negócio depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Fonte: G1