Epilepsia: o que é, sintomas, causas e tratamento (por Cidinha Pascoaloto)

0
200

A epilepsia é uma alteração na atividade anormal do cérebro que quando acontece deixa as atividades do sistema nervoso central desordenadas. Essas alterações causam sintomas como convulsões, movimentos descontrolados do corpo, alteração das sensações e perda de consciência temporária.

 A epilepsia é uma doença neurológica e crônica que pode afetar pessoas de várias idades de crianças até idosos. Os principais sintomas da convulsão podem incluir confusão temporária, olhar fixo, músculos contraídos, movimentos incontroláveis dos braços e das pernas, perda de consciência, medos e ansiedade.

As crises convulsivas duram em média de 30 segundos a 5 minutos. Em alguns casos podem durar por até meia hora. Nesse caso pode ocorrer dano cerebral. Os sintomas da crise epiléptica variam de acordo com o tipo de convulsão e na maioria dos casos uma pessoa com epilepsia tende a ter o mesmo tipo de convulsão todas as vezes. Existem vários tipos de epilepsia.

Elas acontecem de acordo com a área do cérebro que tem os impulsos elétricos alterados e desencadeiam a convulsão. A epilepsia pode ser causada por fatores genéticos: pessoas que tem casos de epilepsia na família tem maior risco de desenvolver epilepsia.

O traumatismo craneano, doenças cerebrais, baixo nível de açúcar no sangue, doenças infecciosas, lesão pré-natal e febre muito alta principalmente em crianças podem desencadear crises de epilepsia. Geralmente, a primeira crise convulsiva ocorre entre os 2 e os 14 anos de idade.

 A epilepsia deve ser tratada por um neurologista e acompanhada por terapia comportamental para controle da depressão, estresse e ansiedade.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418