Em busca da Profissionalização do Mercado em nível regional

0
715

EM BUSCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO MERCADO EM NÍVEL REGIONAL…

“A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo.” (Alberto Dines)
“Não há absolutamente ninguém que faça um sacrifício sem esperar uma compensação. É tudo uma questão de mercado.”
(CESARE PAVESE)

Sérgio Barbosa (*)

Não se pode esquecer neste tempo novo tempo que existem diversas possibilidades para aqueles profissionais que buscam este ou aquele espaço em nível regional…
Porém, como sempre, as exigências deste mercado “em crise” para a maioria e inexistente para a minoria que consegue abrir novas frentes em busca dos desafios em tempo de pós-globalização organizacional…
Mas, tudo pode complicar quando a “desconfiança”, bem como, “a dúvida” aparece sem mais e sem menos neste mercado, criando muitas incertezas quanto ao presente disto ou daquilo, ainda, com projeções sem limites para um futuro tenebroso…
Por isso e mais aquilo, faz-se necessário estar em conexão com a realidade em nível “glocal”, ou seja, do global para o local, desta forma, pode ocorrer uma sintonia entre mercado e novas possibilidades para aqueles/as profissionais que desenvolvem atividades diversas na denominada Região da “Nova” Alta Paulista…
O contexto exige cada vez mais profissionais com formação diversificada para um mercado em constante transformação em meio às muitas “crises” patrocinadas pelas áreas política e econômica nos cenários local, regional, estadual e nacional…
Portanto, o cenário regional está neste meio que parece não ter fim ou mesmo começo para um entendimento que possa estar de acordo comos interesses do mercado e as novas exigências dos consumidores…
As organizações que se fazem presente neste contexto regional nas áreas da produção e serviços devem estar em constante “estado de alerta” para apresentarem novas possibilidades ao público alvo e ponto quase final…
Entretanto, faz-se necessário uma constante vigilância entre a organização (empresa) e o público alvo, para isso ser possível, existem diversas opções nas áreas da Gestão Empresarial por meio da proposta mediada pelo Planejamento Estratégico em tempo de Pesquisa de Mercado…
Mas, o que se percebe aqui e ali neste caso entre os ocasos desta Região, ainda, em todas as áreas envolvendo produção ou prestação de serviços, são as limitações dos empresários quanto aos desafios existentes neste cenário de crise…
O mercado em questão não pode fazer como a avestruz quando encontra um problema e coloca a cabeça debaixo de algum buraco qualquer, haja vista que os desafios existem para provar e comprovar que existe uma ou mais saídas para os problemase ponto quase final…
Quem sobreviver vai saber…
____________________________________
(*) Jornalista Diplomado e Consultor na Área da Gestão em Comunicação Organizacional.