Ecolalia: tipos, causas e tratamento (por Cidinha Pascoaloto)

0
612

A ecolalia é um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem. Esse distúrbio   faz com que a criança repita palavras, frases, canções, conversas que ouviu de outras pessoas, diálogos de filminhos e de desenhos que assistiu a horas ou a dias.

A fala sem sentido e sem função é apenas uma repetição fora de qualquer contexto. Ecolalia é comum nos casos de autismo com deficiência auditiva e atraso de linguagem.

 Ela varia de leve a grave. A fala repetitiva faz parte do desenvolvimento da linguagem da criança. A ecolalia está presente de forma normal nas crianças pequenas que tentam se comunicar. Por volta dos 3 anos a tendência é de a ecolalia desaparecer.

Mas os sinais da ecolalia podem aparecer aos 2 anos e meio de idade, a fala é monótona os sons podem aparecer repetidamente e sem contexto. Existem vários tipos de ecolalia, eles são classificados de acordo com o tempo da resposta dada pela criança se é imediata ou com atraso.

A imediata é quando a criança repete a última silaba ou uma palavra que acabou de ouvir, exemplo se você perguntar você quer brincar? ela não responde à pergunta e repete o que você perguntou.

 A ecolalia atrasada pode ser identificada se a criança repete frases, músicas ou conversas depois de alguns dias ou horas. Na ecolalia mitigada a criança tenta se comunicar com objetivo de se interagir com outras pessoas.

 Um profissional da saúde pode diagnosticar a ecolalia conversando com a criança que apresenta os sintomas que podem ser leve ou grave. O tratamento é feito com fonoaudiólogo. O tratamento deve ser individualizado e multidisciplinar; a atuação dos pais e educadores junto à criança também é essencial.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental com em pessoas enlutadas (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-6418