Doença de Parkinson
È um distúrbio do sistema nervoso central que é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. É causado por envelhecimento das células nervosas do cérebro causando a diminuição dos níveis de dopamina, a doença afeta pessoas na idade de 60 anos, mas pode acometer pessoas jovens também.
O mal de Parkinson é uma doença cronica e progressiva tem início muitas vezes com tremores nas mãos, expresão facial reduzida, movimentos lentos, rigidez e perda de equilíbrio. Existem medicamentos para controle da doença. Mas não existe tratamento para a cura.
È necessário uma avaliação neurológica para diagnóstico médico, com exames imagens e análises laboratoriais. Com tratamento adequado e pequenas adaptações na rotina muitos pacientes conseguem viver bem e exercer suas atividades normalmente e inclusive as profissionais.
A ciência evoluiu ao ponto de permitir que os sintomas sejam controlados prolongando as oportunidades de conviver socialmente, manter a independência e continuar produtivo.
Os familiares e amigos precisam estar cientes de que é natural que essas pessoas reduzam o ritmo de suas atividades, como se levantar de uma cadeira, pegar um objeto ou fazer uma refeição.
Paciência e compreensão fazem parte dos cuidados com o paciente.
O tremor pode levar o paciente ao isolamento social por receio de julgamentos de outras pessoas.
O afastamento social geralmente desencadeia um quadro de ansiedade e pode surgir como consequência a depressão. Nesse estágio é muito importante um acompanhamento com um Psicólogo que ajudará na adesão do uso dos medicamentos que devem ser seguidos à risca, para que o Parkinson não tenha uma evolução desfavorável.
O paciente também precisa colaborar com o tratamento melhorando sua rotina como dormir bem, praticar atividade física de acordo com sua capacidade durante meia hora, pelo menos três vezes por semana. Com essas orientações em mente, as perspectivas de uma vida longa e saudável são bem grandes.
Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental (TCC)Atendimento on-line, contato: (18) 99725-64